Jornal do Commercio
Itacuruba

Asteroide descoberto em 1981 ganha nome de cidade do Sertão de Pernambuco

Descoberto em 1º de março de 1981 no observatório Siding Spring, na Austrália, o asteroide '10468 Itacuruba' pode ser encontrado no principal cinturão de asteroides

Publicado em 14/04/2017, às 17h18

A sugestão partiu da equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em operação desde 2011 / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
A sugestão partiu da equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em operação desde 2011
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
JC Online

Se você experimentar colocar a palavra 'Itacuruba' numa pesquisa na internet com certeza vai encontrar informações sobre um município, localizado no Sertão pernambucano. Mas, a partir desta quinta-feira (13), a busca pode lhe redirecionar para o asteroide 10468, descoberto em 1981. Tudo isso porque em um congresso científico realizado nessa quinta em Montevidéu, no Uruguai, o fenômeno foi batizado como Itacuruba, dando a cidade de pouco mais de 4 mil habitantes uma fama interplanetária.

A sugestão partiu da equipe do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI), em operação desde 2011. A escolha é uma homenagem à cidade onde está instalado. O OASI abriga o segundo maior telescópio do Brasil e conta com o projeto IMPACTON, responsável pela pesquisa de propriedades físicas de cometas e asteroides.



Asteroide

Descoberto em 1º de março de 1981 no observatório Siding Spring, na Austrália, o asteroide '10468 Itacuruba' pode ser encontrado no principal cinturão de asteroides, área do Sistema Solar compreendida entre Marte e Júpiter. O objeto possui um período orbital de 3,58 anos em torno do Sol e um tamanho entre 2 a 5 km de diâmetro.

A homenagem ocorre pela primeira vez com uma cidade do sertão. A União Astronômica Internacional (UAI) prega que a definição do nome de um novo asteroide venha de uma sugestão de quem fez a descoberta. Mas, é comum que a escolha seja cedida a grupos e insituições de ensino e pesquisa.


Recomendados para você




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

Educação, emprego e futuro Educação, emprego e futuro
Investir em educação é um pressuposto para o crescimento econômico, a geração de empregos e o aumento da renda. Aos poucos, empresas dos mais variados setores entram numa engrenagem antes formada apenas pelo poder público.
Pernambuco Modernista Pernambuco Modernista
Conheça a intimidade de ateliês, no silêncio de casas, na ansiedade de pincéis sujos para mostrar como, quase nonagenária, a terceira grande geração da arte moderna de Pernambuco vai atravessando as primeiras décadas do século 21
A crise que adoece A crise que adoece
Além dos índices econômicos ruins, a recessão iniciada em 2014 no Brasil cria uma população mais doente, vítima do estresse causado pela falta de perspectivas. A pressão gera problemas psicológicos e físicos, que exigem atenção.

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2017 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM