PLANETA

Cientistas descobrem planeta modelo para descobrir vida extraterreste

Para a existência de vida da forma como nós a conhecemos, um planeta deve ter água líquida na superfície e manter uma atmosfera

Publicado em 19/04/2017, às 16h00

A órbita do planeta é vista praticamente de perfil aqui da Terra  / Foto: M. Weiss/CfA
A órbita do planeta é vista praticamente de perfil aqui da Terra
Foto: M. Weiss/CfA
JC Online

Os cientistas publicaram na última edição da revista "Nature" a descoberta do LHS 1140b, um planeta que circunda a estrela LHS1140, na constelação de Cetus, a 39 anos-luz de distância do nosso sistema solar, e que pode conter a superfície líquida necessária para o desenvolvimento de vida. Um verdadeiro "prato cheio" para os cientistas investigarem a existência de vida extraterrestre.

A órbita do planeta é vista praticamente de perfil aqui da Terra e os cientistas são capazes de analisar detalhes de sua composição quando ele passa em frente à LHS1140, bloqueando um pouco de sua luz, o que acontece a cada 25 dias.

Para a existência de vida da forma como nós a conhecemos, um planeta deve ter água líquida na superfície e manter uma atmosfera. O planeta LHS1140b está no meio da chamada “zona habitável” de sua estrela, onde é possível existir água líquida.

Composição

A LHS 1140 é uma anã vermelha, menor e mais fria do que o nosso Sol. Os astrônomos estimam que a idade do planeta deve ser de pelo menos 5 bilhões de anos. Eles também concluíram que ele tem um diâmetro 1,4 vez maior do que o da Terra - quase 18 mil quilômetros.

O planeta tem uma massa em torno de sete vezes maior que a Terra e, portanto, uma densidade muito maior, o indica a provável formação de rocha, com um núcleo de denso de ferro, do exoplaneta. O tamanho grande significa que o planeta pode ter tido um oceano de magma fervente em sua superfície por milhões de anos.

Para os autores, esta super-Terra pode ser o melhor candidato para futuras observações para estudar e caracterizar sua atmosfera, se ela de fato existir.