Jornal do Commercio
BOAS PRÁTICAS

Crianças de escola municipal recolhem 80 quilos de lixo na praia de Barra de Jangada

Atividade fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Concessionária Rota dos Coqueiros

Publicado em 06/06/2017, às 17h12

Todo o material recolhido foi armazenado em caçambas / Foto: Cortesia
Todo o material recolhido foi armazenado em caçambas
Foto: Cortesia
JC Online

A limpeza das areias da praia Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi a ação que abriu a programação da Semana do Meio Ambiente da Concessionária Rota dos Coqueiros. Durante a manhã dessa segunda-feira (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, 28 alunos do quarto ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Aluísio da Cunha Morais foram até as proximidades da estátua de Iemanjá, na orla, e recolheram cerca de 80 kg de lixo deixados pelos passantes ou “devolvidos” pelo mar nas últimas semanas. Todo o material foi armazenado em caçambas.

Além das crianças, também participaram da atividade em prol da natureza alguns integrantes da Rota dos Coqueiros, docentes da UniNassau que, além de auxiliar as crianças, realizaram uma aula de ginástica laboral, preparando-os para colocar a mão na massa.

Nesta terça-feira (6), os jovens da Escola Municipal Maria Madalena Tabosa, localizada no Cabo de Santo Agostinho, participaram de atividade sobre a história do Brasil. Acompanhados de integrantes da Concessionária, os alunos percorrerão a trilha ecológica do Pau Brasil, espaço presente no Monte dos Guararapes e que está sob os cuidados do 7º Batalhão do Exército Brasileiro.



Durante a semana

O terceiro dia de ações, nesta quarta-feira (07), será mais uma vez de atividades lúdicas, tanto para integrantes da Concessionária, como para estudantes do Colégio Santa Maria – Reserva do Paiva. A partir das 9h, o Sesi Pernambuco promoverá uma gincana seletiva para cerca de 30 membros da Rota dos Coqueiros, na qual serão utilizados jogos que buscarão conscientizar sobre a necessidade e importância de reduzir, reutilizar e reciclar produtos. Na parte da tarde, será a vez da BRK Ambiental transmitir através de jogos o valor e significado do Verde, numa atividade com os alunos da Escola Municipal Aluísio da Cunha Morais.

Já a manhã da quinta-feira (08) será dedicada a ações voltadas ao bairro Reserva do Paiva, seus moradores e usuários. Através de parceria com a ASA Brasil, a Rota dos Coqueiros se tornará ponto de descarte correto de óleo de cozinha. O recipiente será instalado no SAU (Serviço de Auxílio ao Usuário) e terá capacidade de armazenar até 20L litros de óleo. O produto descartado será transformado em sabão pela indústria ASA Brasil, fechando um círculo virtuoso. Haverá também uma palestra realizada pela BRK Ambiental cujo tema será o saneamento básico. À tarde, estudantes da Maria Madalena Tabosa serão levados para o Espaço Ciência, onde aprenderão um pouco mais sobre a natureza.

Para fechar a programação da Semana do Meio Ambiente, a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) encenará a peça de teatro “Água: e eu com isso”, que de forma lúdica convida as pessoas a pensarem na importância de preservar os rios, as cachoeiras e demais fontes de água em nossa natureza. A apresentação será aberta ao público.


Recomendados para você




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

Pernambuco Modernista Pernambuco Modernista
Conheça a intimidade de ateliês, no silêncio de casas, na ansiedade de pincéis sujos para mostrar como, quase nonagenária, a terceira grande geração da arte moderna de Pernambuco vai atravessando as primeiras décadas do século 21
A crise que adoece A crise que adoece
Além dos índices econômicos ruins, a recessão iniciada em 2014 no Brasil cria uma população mais doente, vítima do estresse causado pela falta de perspectivas. A pressão gera problemas psicológicos e físicos, que exigem atenção.
Agreste seco Agreste seco
A seca colocou de joelhos uma região inteira. Fez o Agreste sertanejar. Os cinco anos consecutivos sem chuva em Pernambuco ganharam aqui a dimensão de uma tragédia. Silenciosa e diária.

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2017 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM