Jornal do Commercio
RESGATE

Tartaruga de grande porte é resgatada em Olinda

Animal, de mais de 150 quilos, passou por exames e será encaminhado para o litoral Sul do Estado

Publicado em 13/09/2017, às 17h36

O animal passou por exames de sangue e raio-x / Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
O animal passou por exames de sangue e raio-x
Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Editoria de Cidades

Uma tartaruga da espécie Caretta caretta, conhecida popularmente como "Cabeçuda" ou "Mestiça", foi resgatada na praia de Casa Caiada, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR) na tarde desta quarta-feira (13). O animal foi levado para uma clínica em Casa Forte, Zona Norte do Recife, e segue ainda hoje para Porto de Galinhas, no litoral Sul, onde ficará sob os cuidados da ONG Eco Associados.

"Populares encontraram a tartaruga pela manhã e nos procuraram. O resgate foi complicado, já que o animal pesa entre 150 e 200 quilos", explica a bióloga da ONG Elisângela Guimarães. Segundo ela, trata-se de um macho adulto, com pelo menos 30 anos de vida. "É muito difícil o macho vir até a praia. Se foi parar lá é porque estava muito debilitado", argumentou a especialista. Além de uma ferida na cabeça, provavelmente causada por alguma embarcação, o animal está com uma das nadadeiras machucadas.

O resgate foi realizado com a ajuda de voluntários. Um deles é o empresário Renato Maciel, 51 anos, que soube do caso através do noticiário. "Tenho um carro que suporta peso, que uso para entregas da minha empresa. Prontamente, ofereci para transportar a tartaruga. Eu adoro animais. Há três meses, resgatei um jabuti e levei até a CPRH. Senti que tinha que ajudar. Às vezes, falta gentileza nas pessoas."



CUIDADOS

A tartaruga passou por exames de raio-x e sangue na tarde desta quarta-feira e será encaminhada à sede da ONG, em Porto de Galinhas, onde será tratada e, posteriormente, devolvida à natureza.

De acordo com a bióloga, a Caretta caretta é a terceira maior espécie entre as cinco presentes no Brasil. O Projeto Tamar classifica a espécie como ameaçada de extinção no território brasileiro, onde 8,2 mil ninhos são colocados por temporada.


Recomendados para você


Comentários

Por José Antonio da Silva,14/09/2017

Parabéns as pessoas que ajudaram no resgate.



Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

O Hobbit - 80 anos O Hobbit - 80 anos
Como a maioria dos hobbits, Bilbo Bolseiro leva uma vida tranquila até o dia em que recebe uma missão do mago Gandalf. Acompanhado por um grupo de anões, ele parte numa jornada até a Montanha Solitária para libertar o Reino de Erebor do dragão Smaug
Marcas do medo Marcas do medo
Mais do que um saldo de 4,1 mil mortos até setembro de 2017, a violência em PE deixou uma população inteira refém do medo. Sentimento sem cara ou forma, que faz um número cada vez maior de vítimas no Estado. Medo de sair de casa, de andar nas ruas
Great Place to Work 2017 Great Place to Work 2017
Conheça agora as 30 melhores empresas para trabalhar em Pernambuco, resultado de uma pesquisa feita pela Grat Place to Work, instituição com credibilidade de 25 anos, em 57 países, envolvendo anualmente sete mil empresas e 12 milhões de colaboradores

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2017 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM