Jornal do Commercio
EXPERIÊNCIA

Os bons frutos da educação

Horta criada em parceria entre PCR, uma multinacional e uma ONG reduziu evasão e aproximou pais do ambiente escolar

Publicado em 24/08/2011, às 09h16

Carlos Eduardo Santos

Há três meses, as aulas na Escola Municipal Cecília Meireles, no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, têm sido diferentes. No lugar de quadro e giz, terra e regador. E a novidade, que diminuiu a evasão escolar e aproximou os pais da unidade de ensino, não vem da sala de aula, mas do quintal. Trata-se de uma horta, criada pelo Programa Ação Saudável, parceria da Prefeitura do Recife com a ONG Inmed Brasil e a multinacional Kraft Foods.

E a iniciativa já vem colhendo frutos. Com os vegetais cultivados no espaço – alface, tomate, pimentão, hortelã entre outros – os alunos recebem reforço na merenda e aprendem noções de educação ambiental e alimentar. A Escola Cecília Meireles é a primeira da capital a receber o programa.

Lá, cada classe cuida de uma pequena horta. Protegidos do sol com chapéus de palha, os alunos frequentam o espaço diariamente. Para regar, colher e ter aulas de todas as disciplinas.

Na aula de matemática, aprendem as figuras geométricas. As hortas têm forma de círculos, polígonos, triângulos e quadrados. Eles também somam e dividem as sementes. A professora de português ensina como escrever o nome de cada planta. Toda a montagem da horta foi acompanhada pelos alunos, que contam com o acompanhamento de um técnico agrícola.

Leia mais na edição desta quarta-feira (24) do Jornal do Commercio




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO
Pitú, Vitarela (macarrão) e Honda (motos) foram as três marcas mais lembradas pelo público pernambucano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Harrop em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)
JC no Mundial JC no Mundial
Em meio a um cenário conturbado na política internacional, a Rússia espera ser o grande centro das atenções neste mês de junho, quando irá sediar pela primeira vez em sua história uma Copa do Mundo de futebol. Aqui você confire tudo sobre o Mundial.
Reinventar Reinventar
A velocidade na criação de novidades tecnológicas nos faz pensar que o futuro é todo dia. E nós também precisamos sair do lugar. No mercado de trabalho, o impacto dessas transformações exige a capacidade de se reinventar. Veja o que o futuro lhe reserva

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM