Jornal do Commercio
Mobilidade urbana

Prefeitura busca parcerias privadas para construção de edifícios-garagem

Além dos estacionamentos, estudos de viabilização incluem construção de um shopping popular no Cais de Santa Rita, um anexo ao Mercado de Casa Amarela e o prolongamento da Rua Martins Júnior, na Boa Vista

Publicado em 21/03/2012, às 11h27

 / Foto: Priscila Miranda / Especial para o JC

Foto: Priscila Miranda / Especial para o JC

Do JC Online
Com informações da repórter Priscila Miranda

Como tentativa de solucionar problemas de mobilidade urbana do Recife, o prefeito João da Costa realizou, na manhã desta quarta-feira (21) uma chamada pública às empresas de engenharia que queiram participar da construção de edifícios-garagem na cidade. As que se interessarem terão um prazo de três meses para apresentarem estudos à Prefeitura.

Veja o vídeo com o prefeito João da Costa:


O prefeito destacou que a ação faz parte do pacote do Plano de Municipal de Mobilidade, que também terá a criação de corredores para transporte coletivo e incentivo ao uso de bicicleta na cidade. A busca de parceria, segundo ele, é estratégica tanto para os cofres públicos quanto para empresas privadas que queiram investir no setor.

"Nossa ideia não é investir dinheiro público, mas sim convidar aqueles que estejam interessados em participar do projeto. As empresas participantes certamente terão um ótimo retorno dos investimentos", pontuou João da Costa.

A disponibilização de edifícios-garagem é uma alternativa para a falta de vagas de carro nas ruas, existente principalmente no centro do Recife. Com as construções, em 25 áreas definidas, serão criadas 10 mil vagas de estacionamento.

O Instituto da Cidade Engenheiro Pelópidas Silveira realizou um estudo de viabilização da construção dos prédios e a avaliou como positiva. "Nós mapeamos áreas prioritárias e pensamos em algumas ações, como a construção de edifícios-garagem próximos ao Cais de Santa Rita e à Praça Machado de Assis, na Boa Vista. Esses dados vão servir de base para a concretização do projeto", disse Milton Botler, presidente do Instituto.

Além dos estacionamentos, entre as obras previstas na pesquisa realizada estão a construção de um shopping popular no Cais de Santa Rita, um anexo com um edifício-garagem no Mercado de Casa Amarela, e o prolongamento da Rua Martins Júnior, na Boa Vista.




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

Pernambuco Modernista Pernambuco Modernista
Conheça a intimidade de ateliês, no silêncio de casas, na ansiedade de pincéis sujos para mostrar como, quase nonagenária, a terceira grande geração da arte moderna de Pernambuco vai atravessando as primeiras décadas do século 21
A crise que adoece A crise que adoece
Além dos índices econômicos ruins, a recessão iniciada em 2014 no Brasil cria uma população mais doente, vítima do estresse causado pela falta de perspectivas. A pressão gera problemas psicológicos e físicos, que exigem atenção.
Agreste seco Agreste seco
A seca colocou de joelhos uma região inteira. Fez o Agreste sertanejar. Os cinco anos consecutivos sem chuva em Pernambuco ganharam aqui a dimensão de uma tragédia. Silenciosa e diária.

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2017 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM