Jornal do Commercio
Mobilidade urbana

Prefeitura busca parcerias privadas para construção de edifícios-garagem

Além dos estacionamentos, estudos de viabilização incluem construção de um shopping popular no Cais de Santa Rita, um anexo ao Mercado de Casa Amarela e o prolongamento da Rua Martins Júnior, na Boa Vista

Publicado em 21/03/2012, às 11h27

 / Foto: Priscila Miranda / Especial para o JC

Foto: Priscila Miranda / Especial para o JC

Do JC Online
Com informações da repórter Priscila Miranda

Como tentativa de solucionar problemas de mobilidade urbana do Recife, o prefeito João da Costa realizou, na manhã desta quarta-feira (21) uma chamada pública às empresas de engenharia que queiram participar da construção de edifícios-garagem na cidade. As que se interessarem terão um prazo de três meses para apresentarem estudos à Prefeitura.

Veja o vídeo com o prefeito João da Costa:


O prefeito destacou que a ação faz parte do pacote do Plano de Municipal de Mobilidade, que também terá a criação de corredores para transporte coletivo e incentivo ao uso de bicicleta na cidade. A busca de parceria, segundo ele, é estratégica tanto para os cofres públicos quanto para empresas privadas que queiram investir no setor.

"Nossa ideia não é investir dinheiro público, mas sim convidar aqueles que estejam interessados em participar do projeto. As empresas participantes certamente terão um ótimo retorno dos investimentos", pontuou João da Costa.

A disponibilização de edifícios-garagem é uma alternativa para a falta de vagas de carro nas ruas, existente principalmente no centro do Recife. Com as construções, em 25 áreas definidas, serão criadas 10 mil vagas de estacionamento.

O Instituto da Cidade Engenheiro Pelópidas Silveira realizou um estudo de viabilização da construção dos prédios e a avaliou como positiva. "Nós mapeamos áreas prioritárias e pensamos em algumas ações, como a construção de edifícios-garagem próximos ao Cais de Santa Rita e à Praça Machado de Assis, na Boa Vista. Esses dados vão servir de base para a concretização do projeto", disse Milton Botler, presidente do Instituto.

Além dos estacionamentos, entre as obras previstas na pesquisa realizada estão a construção de um shopping popular no Cais de Santa Rita, um anexo com um edifício-garagem no Mercado de Casa Amarela, e o prolongamento da Rua Martins Júnior, na Boa Vista.




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

O Hobbit - 80 anos O Hobbit - 80 anos
Como a maioria dos hobbits, Bilbo Bolseiro leva uma vida tranquila até o dia em que recebe uma missão do mago Gandalf. Acompanhado por um grupo de anões, ele parte numa jornada até a Montanha Solitária para libertar o Reino de Erebor do dragão Smaug
Marcas do medo Marcas do medo
Mais do que um saldo de 4,1 mil mortos até setembro de 2017, a violência em PE deixou uma população inteira refém do medo. Sentimento sem cara ou forma, que faz um número cada vez maior de vítimas no Estado. Medo de sair de casa, de andar nas ruas
Great Place to Work 2017 Great Place to Work 2017
Conheça agora as 30 melhores empresas para trabalhar em Pernambuco, resultado de uma pesquisa feita pela Grat Place to Work, instituição com credibilidade de 25 anos, em 57 países, envolvendo anualmente sete mil empresas e 12 milhões de colaboradores

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2017 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM