Jornal do Commercio
Dança

Bailarina cria espetáculo a partir de imagens do Recife

Adriana Carneiro apresenta amanhã e domingo, no Teatro Marco Camarotti, o espetáculo solo Mundo ao redor, sempre às 20h.

Publicado em 21/11/2014, às 10h22

Adriana é pernambucana e tem formação em dança na Áustria  / Divulgação

Adriana é pernambucana e tem formação em dança na Áustria

Divulgação

Do JC Online

A bailarina pernambucana Adriana Carneiro apresenta amanhã e domingo, no Teatro Marco Camarotti, o espetáculo solo Mundo ao redor, sempre às 20h. A montagem dialoga imagens do cotidiano na capital recifense com a teoria de Umwelt, do biólogo e filósofo estoniano de origem alemã, Jacob Von Uexkül, que indica que a mente e o mundo são inseparáveis porque é a mente que interpreta o mundo. 

Com formação em dança contemporânea na Áustria, Adriana leva ao seu trabalho o cotidiano no Recife como mote para pensar o corpo transeunte. Segundo a bailarina, o corpo a corpo, o corpo-sistema, o sistema que agrega corpos e que se move em uma constante leva, às vezes circular, às vezes linear e, assim, cria a dança do indivíduo. “Aquele que cria o seu próprio Umwelt, aceitando seu corpo como parte integrante de um sistema e que não existiria se não fosse a presença dos homens, dos corpos e das coisas”, afirma 

A montagem, que oferece interação midiática de software livre e a dança contemporânea em tempo real. A concepção, coreografia e interpretação são da própria Adriana Carneiro; com vídeo e interação da projeção de imagens realizados por Carolina Seabra. A iluminação é de Saulo Uchôa. 

O projeto Mundo ao redor solo estreou em 2012, na Casa Mecane, no Recife, e já foi contemplado com vários prêmios. Entre eles, o de Fomento às Artes Cênicas da Prefeitura do Recife em 2009, e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, da Funarte, em 2013, com circulação nacional pelas regiões Norte e Centro Oeste do Brasil. 

Palavras-chave




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO
Pitú, Vitarela (macarrão) e Honda (motos) foram as três marcas mais lembradas pelo público pernambucano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Harrop em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)
JC no Mundial JC no Mundial
Em meio a um cenário conturbado na política internacional, a Rússia espera ser o grande centro das atenções neste mês de junho, quando irá sediar pela primeira vez em sua história uma Copa do Mundo de futebol. Aqui você confire tudo sobre o Mundial.
Reinventar Reinventar
A velocidade na criação de novidades tecnológicas nos faz pensar que o futuro é todo dia. E nós também precisamos sair do lugar. No mercado de trabalho, o impacto dessas transformações exige a capacidade de se reinventar. Veja o que o futuro lhe reserva

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM