Jornal do Commercio
Documentário

'O Jardim das Aflições' é exibido para fãs alucinados no Cine PE 2017

Filme sobre Olavo de Carvalho foi considerado o catalizador da debandada de cineastas que ocasionou o adiamento do evento, no final de maio

Publicado em 29/06/2017, às 00h23

Festival está sendo realizado no Cinema São Luiz, no Centro do Recife / Foto: Lana Pinho/Divulgação
Festival está sendo realizado no Cinema São Luiz, no Centro do Recife
Foto: Lana Pinho/Divulgação
Ernesto Barros
ebarros@jc.com.br

O Cinema São Luiz ficou lotado muitas vezes em sua história, mas poucas sessões foram tão ruidosas quanto a estreia do documentário O Jardim das Aflições, de Josias Teófilo, ontem à noite, durante sua apresentação no 21º Cine PE. Rejeitado por festivais de todo o Brasil por mais de um ano – e considerado o catalizador da debandada de cineastas que ocasionou o adiamento do evento, no final de maio –, o filme com o filósofo Olavo de Carvalho acabou sendo exibido para uma multidão de fãs alucinados.

Mais de dois terços da duração do documentário é dedicado às perorações do filósofo, no estilo das aulas online que ele dá para jovens alunos – principalmente brasileiros, que o veneram como um Deus – de sua mansão nos arredores de Richmond, na Virgínia, no Sul dos Estados. As partes em que Olavo de Carvalho filosofa foram recebidas com silêncio e reverência, mas quando mostrava as unhas e soltava tiradas mordazes, o cinema vinha abaixo com aplausos, gritos e assovios. Não houve uma vaia sequer, obviamente, porque todos que foram ver o filme já eram convertidos ao credo dele.

Na plateia, estavam presentes figuras nacionais como o diretor da Ancine, Sérgio Sá Leitão, indicado ao cargo pelo presidente Michel Temer, e jornalista Marcus Petrucelli, que participou da comissão do Oscar do ano passado, quando o longa pernambucano Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, foi preterido pelo melodrama Pequeno Segredo. Do Recife, estavam lá o colecionador Lula Cardosos Ayres Filho e os cineastas Jomard Muniz de Brito, Marcos Enrique Lopes e Luci Alcântara. “Eu gostei do filme, mas não gostei da sessão, cheia de celulares ligados”, reclamou a cineasta. “Achei um filme impecável, com uma gramática cinematográfica exemplar”, opinou Lula. “Eu acho as ideias de Olavo muito pueris, ele não merecia um filme”, disse Marcos.



Josias Teófilo estampava a cara da felicidade. “Foi uma experiência excepcional, o melhor dia da minha vida, na minha cidade, num cinema lindo. Só falta entrar no São Luiz, isso não pode deixar de acontecer”, afirmou o cineasta. O Jardim das Aflições entrar em cartaz hoje no Kinoplex Shopping Recife, em Boa Viagem.

Daniel Aragão

Na tarde de ontem, o cineasta Daniel Aragão, que fotografou e montou "O Jardim das Aflições" e depois se desentendeu com Josias, publicou no seu perfil do Facebook uma série de mensagens e documentos sobre o filme. Num dos posts, Daniel escreveu: “dos 350 mil que eles captaram, apenas 161.670,05 reais foram usados com gastos REAIS de produção desde o início do meu envolvimento em 2015 até março de 2017 quando pulei fora do projeto antes de iniciar-se a distribuição”. Depois, ele partilhou prints de conversas pessoais, em que Josias teria escrito “eu só quero ganhar o máximo de dinheiro com esse filme e comprar uma casa na virginia (sic) pra ficar com a minha ruiva”.


Recomendados para você


Comentários

Por joana silva,29/10/2017

Matéria super tendenciosa. Como pode isso ser considerado jornalismo? Manda esse jornalista fazer um blog daí, ele pode escrever desse jeito totalmente comprometido com as suas crenças pessoais...

Por Paulo,01/07/2017

Tendencioso e convertido é o jornalista que escreveu essa dejeção.

Por Lucas,30/06/2017

Matéria digna do selo "Very Fake News" de qualidade.

Por Victor ,29/06/2017

Adorei o filme, mas quem escreveu essa matéria com certeza sofre de retardo mental. Falta profissionalismo e jornalismo ético e condizente com a verdade.

Por Jorge,29/06/2017

Matéria tendenciosa, quase pejorativa, mostrando realmente quem é que está convertido. Ainda trás uma "fofoca", que jornalismo é esse?



Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

Copa do Nordeste 2018 Copa do Nordeste 2018
A 15ª edição da Copa do Nordeste tem um sabor especial. 2018 marca a volta das transmissões de futebol da TV Jornal. Ao lado da co-irmã de Caruaru e de nove afiliadas do SBT Nordeste, a emissora vai levar ao público todas as emoções do torneio
Conheça o Cambinda Brasileira, maracatu rural mais antigo em atividade Conheça o Cambinda Brasileira, maracatu rural mais antigo em atividade
Conheça o Cambinda Brasileira, maracatu rural mais antigo em atividade
Feliz 2018! Feliz 2018!
Clique e faça sua própria queima de fogos

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM