Jornal do Commercio
LEITURA

Por que presentear com livros no Dia das Crianças?

A literatura pode ser uma catalisadora novas descobertas. Especialista fala sobre os benefícios da leitura na infância

Publicado em 11/10/2017, às 12h00

A leitura exerce um papel de formação linguística e social / Foto: Alexandre Gondim
A leitura exerce um papel de formação linguística e social
Foto: Alexandre Gondim
Valentine Herold
vherold.jc@gmail.com

Cada experiência de leitura é única e, mesmo que todos fossem ler o mesmo livro, haveria uma interpretação e uma perspectiva sobre a história própria de cada pessoa. Ler é se deixar entrar num universo, às vezes imaginário, ao se tratar de ficção, ou então muito pessoal, no caso de biografias. Mas e quando ainda se é criança, que a descoberta de uma palavra nova provoca inúmeras perguntas e a imaginação é estimulada a cada virada de página?

Quem nunca se imaginou correndo pelo sítio do Picapau Amarelo, encontrando a mula sem cabeça ou passando uma temporada no planeta B612 com o Pequeno Príncipe? Ler é fundamental em todas as fases etárias, mas especialmente na infância e pré-adolescência. Nesta quinta (12) comemora-se o Dia das Crianças e a data pode ser uma ótima oportunidade para presentear filhos, sobrinhos, afilhados ou irmãos com livros.

Para a psicopedagoga e mestre em psicologia cognitiva Verônica Pereira, a leitura exerce um papel de formação linguística, mas também social. "Crianças e jovens aprendem a lidar com conflitos, a buscar alternativas e soluções para os problemas, a se tornarem mais criativos, pois criam esquemas mentais diferenciados, ajudando-os a se tornarem mais resilientes, e a descobrirem também soluções para a sua própria vida", aponta.

E a leitura começa bem antes do processo de alfabetização. O momento em que os pais sentam com os filhos para abrir um livro e se deixar levar pela história é elementar, segundo Verônica. "É muito importante quando os pais participam desse processo, escolhendo os livros para seus filhos, ou levando-os para escolherem", reforça.



A Bienal Internacional do Livo de Pernambuco, que segue até domingo no Centro de Convenções, estará nesta quinta (12) com programação especial para o Dia das Crianças. A escritora e ilustradora Cecília Calado, o arte-educador Vinicius Viramundos e a autora Mirela Martonelli de Novaes participam com atividades no palco Além das Letras. Haverá ainda contações de histórias e apresentações musicais – principalmente pela manhã.

CLÁSSICOS

A cada mês, as prateleiras das livrarias são renovadas com lançamentos infanto-juvenis, mas há sempre espaço para reedições de clássicos que perpassam gerações e continuam a emocionar e ensinar. Mundialmente falando, é possível citar as obras de Jules Verne, Charles Dickens ou até J.K. Rowling, que mesmo tendo lançado o primeiro livro da série Harry Potter há apenas 20 anos, já conquistou um espaço na história do gênero fantástico.

A literatura nacional também engloba muitos títulos clássicos, como Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos), Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato), A Bolsa Amarela (Lygia Bojunga), A Turma da Mônica (Maurício de Souza) ou ainda mais recentemente O Menino Maluquinho (Ziraldo) e Marcelo, Marmelo, Martelo (Ruth Rocha).

Veja dicas de livros recentemente lançados para presentear:

 


Recomendados para você




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

#ConexãoPelaVida #ConexãoPelaVida
Há quase dois séculos, o Real Hospital Português mantém a sua atenção voltada para o bem-estar dos pacientes. Conheça um pouco mais sobre a instituição médica que aos 162 não para de se modernizar
Agreste Empreendedor Agreste Empreendedor
O Agreste pernambucano é a região que mais cresce em Pernambuco. E, por incrível que pareça, a força motriz que puxou esse desenvolvimento foi o empreendedorismo.
Envelhecer bem Envelhecer bem
Com eles não tem isso de ficar em casa ou passar boa parte do dia lendo ou na frente da televisão. Não suportam dias monótonos. Eles são muito ativos e encaram qualquer desafio, até porque querem aproveitar a vida da melhor forma possível.

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2017 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM