Jornal do Commercio
EXTERIOR

Brasileiros podem se candidatar a vagas de concursos em Portugal

Brasileiros podem se candidatar para vagas de emprego e concurso em Portugal, graças ao Estatuto da Igualdade de Direito, estabelecido entre Brasil e Portugal

Publicado em 19/05/2017, às 17h14

Portugal se tornou um dos locais mais visados por brasileiros que querem morar em outro país / Foto: Pixabay
Portugal se tornou um dos locais mais visados por brasileiros que querem morar em outro país
Foto: Pixabay
Talita Barbosa

Sonha em sair do Brasil e garantir estabilidade profissional e financeira? Pensando nisso, muitos brasileiros estão migrando para Portugal em busca de uma vida nova em outro País.

Os brasileiros podem se candidatar para vagas de emprego e concurso em Portugal. A possibilidade se deve graças ao Estatuto da Igualdade de Direito, estabelecido entre Brasil e Portugal, que garante a brasileiros e portugueses os mesmos direitos de um cidadão local nos dois países. Assim, os brasileiros podem prestar concurso público e até mesmo seguir carreira política em Portugal, e os portugueses têm o mesmo direito no Brasil. 

Para solicitar a igualdade de direito, é preciso se dirigir ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)  com cópia do título de residência e certificado de nacionalidade (emitido pelo consulado Brasileiro).

Assim como ocorre no Brasil, os certames em Portugal requerem um nível  grau de escolaridade mínimo conforme a função que será exercida. Desse modo, aqueles que têm interesse em se candidatar a uma vaga precisam validar os diplomas de ensino médio ou de ensino superior em Portugal para comprovar que é habilitado para exercer as atribuições necessárias.



Os sites abaixo reúnem vagas de emprego e concursos realizados em Portugal e facilitam a busca de quem está procurando um trabalho no país.

Veja por onde começar a procurar:

Bolsa de Emprego Público (BEP) - Reúne a maior parte dos concursos públicos em Portugal. 

Alerta Emprego - Site que conta com cerca de 400 vagas de emprego.

Sapo - Traz vagas de emprego em Portugal e outros países europeus.

Direção Geral da Administração Escolar (DGAEA) - Pública regularmente os concursos públicos em Portugal para professores e cargos administrativos escolares.

BASE - Disponibiliza quase 30 mil contratos e licitações públicas em Portugal, que podem ser consultados por qualquer pessoa.

Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP) - Pública concursos abertos de compras públicas. 

Portal da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) - Concursos públicos em Portugal na área da saúde/medicina.


Recomendados para você




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

Marcas do medo Marcas do medo
Mais do que um saldo de 4,1 mil mortos até setembro de 2017, a violência em PE deixou uma população inteira refém do medo. Sentimento sem cara ou forma, que faz um número cada vez maior de vítimas no Estado. Medo de sair de casa, de andar nas ruas
Great Place to Work 2017 Great Place to Work 2017
Conheça agora as 30 melhores empresas para trabalhar em Pernambuco, resultado de uma pesquisa feita pela Grat Place to Work, instituição com credibilidade de 25 anos, em 57 países, envolvendo anualmente sete mil empresas e 12 milhões de colaboradores
#ACulpaNãoÉDelas #ACulpaNãoÉDelas
Histórias de mulheres que passaram anos sendo agredidas por seus parceiros e, com medo, permaneceram em silêncio. Essa série de reportagem discute novos olhares no enfrentamento às agressões contra a mulher, até porque a culpa não é delas

    LOCALIZAÇÃO

  • Rua da Fundição, 257 Santo Amaro, Recife - PE
    CEP: 50040-100
  • assinejc.com.br
  • (81) 3413-6100

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2017 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM