Jornal do Commercio
Vai terminar

Horário de verão termina à meia-noite deste sábado

Os relógios serão atrasados em uma hora nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste e Norte, não haverá modificação

Publicado em 14/02/2018, às 11h56

O horário de verão termina à meia-noite do próximo sábado (17) / Foto: EBC
O horário de verão termina à meia-noite do próximo sábado (17)
Foto: EBC
JC Online

O horário de verão termina à meia-noite do próximo sábado (17). Por este motivo, os relógios serão atrasados em uma hora nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Nordeste e Norte, não haverá modificação. O objetivo do horário de verão, que começou na madrugada do dia 15 de outubro, é de aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia.

O ajuste do horário vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Impactos

Adotado desde 1985 no País com a intenção de promover economia de energia, o horário de verão quase foi suspenso pelo governo federal para o período 2017/ 2018. Segundo o Ministério de Minas e Energia, com a mudança do comportamento da população ao longo das décadas, o impacto da alteração do horário produz hoje resultados “próximos à neutralidade” e, por isso, não compensaria uma pequena economia diante de todas as mudanças demandadas.



Quando o horário de verão começou a ser aplicado, o pico de consumo estava relacionado ao horário, se estendendo até as 20h, por isso o adiantamento dos relógios ajudava no maior aproveitamento da luz natural. O estudo realizado pela pasta, no entanto, mostrou que hoje o aumento da demanda depende da temperatura, que é mais alta justamente nos horários onde o sol é mais intenso.

Depois de causar muita polêmica por cogitar o fim do horário de verão, o governo decidiu, então, manter o horário diferenciado. Apesar disso, não divulgou a previsão de economia de energia para o período, que entre 2016 e 2017 foi de R$ 159,5 milhões. Este próximo período de horário diferenciado irá durar até as 0h do dia 18 de fevereiro de 2018.


Palavras-chave

Recomendados para você




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

As Paixões de José Pimentel, o eterno Jesus As Paixões de José Pimentel, o eterno Jesus
O JC preparou um hotsite especial em homenagem ao ator e diretor Jose Pimentel, o eterno Jesus Cristo do teatro pernambucano
Nordeste Renovável Nordeste Renovável
Com a força dos ventos e a incidência solar, o Nordeste desponta como oásis. Não só para o turismo, nem apenas no Litoral. Na geração de energia sustentável está a nova fonte de riqueza da Região, principalmente no interior
Vidas Compartilhadas Vidas Compartilhadas
O JC apresenta o mundo da doação e dos transplantes de órgãos pelas vozes de pessoas que ensinam, mesmo diante das adversidades, a recomeçar a vida quantas vezes for preciso.

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM