Jornal do Commercio
PRIVACIDADE

Espanha multa Facebook em € 1,2 milhão por violar privacidade de dados

O Facebook pretende recorrer da decisão

Publicado em 11/09/2017, às 16h23

A multa de 1,2 bilhão de euros é pequena perto do volume de negócios da empresa / Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP
A multa de 1,2 bilhão de euros é pequena perto do volume de negócios da empresa
Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP
AFP

A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) anunciou, nesta segunda-feira (11), uma multa de 1,2 milhão de euros por ter coletado informações de seus usuários, sem seu claro consentimento. 

Em um comunicado, a AEPD denunciou "a existência de duas infrações graves e uma gravíssima que violam a lei de proteção dos dados". 

Segundo o órgão governamental, a rede social coleta "dados acerca de ideologia, sexo, crenças religiosas, gostos pessoais ou navegação sem informar claramente sobre o uso e o propósito que dará a eles", afirma o comunicado.

A agência disse que a política de privacidade do Facebook tem "temos genéricos e incertos" e "não coleta adequadamente o consentimento de seus usuários ou não usuários, o que constitui uma infração série" das normas de proteção de dados. 



Segundo o órgão, o Facebook não removeu os dado pessoais da sua base de dados nem quando um usuário pediu isso.

A multa de 1,2 bilhão de euros é pequena perto do volume de negócios da empresa - a receita com publicidade foi de 9,2 bilhões de dólares no segundo trimestre. 

Num comunicado, o Facebook disse que discorda "respeitosamente" da decisão da AEPD e que pretende recorrer dela. A empresa tem dois meses para isso. 

"Como esclarecemos para a agência de proteção de dados, os usuários escolhem as informações que querem acrescentar aos seus perfis e dividir com os outros, bem como sua religião. Contudo, não usamos essas informação para direcionar anúncios", diz o comunicado.


Palavras-chave

Recomendados para você




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO
Pitú, Vitarela (macarrão) e Honda (motos) foram as três marcas mais lembradas pelo público pernambucano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Harrop em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)
JC no Mundial JC no Mundial
Em meio a um cenário conturbado na política internacional, a Rússia espera ser o grande centro das atenções neste mês de junho, quando irá sediar pela primeira vez em sua história uma Copa do Mundo de futebol. Aqui você confire tudo sobre o Mundial.
Reinventar Reinventar
A velocidade na criação de novidades tecnológicas nos faz pensar que o futuro é todo dia. E nós também precisamos sair do lugar. No mercado de trabalho, o impacto dessas transformações exige a capacidade de se reinventar. Veja o que o futuro lhe reserva

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM