Jornal do Commercio
TECNOLOGIA

Fabricante de motores diesel apresenta caminhão 100% elétrico

A Cummins mostrou nos Estados Unidos o protótipo de um caminhão pesado movido a energia elétrica

Publicado em 02/09/2017, às 10h07

Caminhão tem capacidade para 22 toneladas mas a autonomia é de apenas 160 km / Divulgação
Caminhão tem capacidade para 22 toneladas mas a autonomia é de apenas 160 km
Divulgação
JC Online

A Cummins, tradicional fornecedora de motores movidos a diesel apresentou nos Estados Unidos o protótipo AEOS Classe 7. Trata-se de um cavalo mecânico (ou elétrico?) movido por baterias de lítio de 145 Kwh. Capaz de transportar 22 toneladas de carga o caminhão rodou para demonstração apenas pelo pátio da empresa. A Cummins diz que o projeto dá uma ideia de como será o setor de transportes no futuro, movido por grandes carretas totalmente elétricas.



CAMINHÃO

Este futuro, no entanto, ainda está longe, segundo a própria Cummins. A marca prevê que os caminhões pesados 100% elétricos serão maioria só dentro de 20 a 25 anos. O Cummins AEOS ainda tem limitações. A autonomia, por exemplo, é de apenas 160 km. Mas a recarga das baterias dura apenas uma hora. O fabricante diz que já trabalha no desenvolvimento de um carregador mais rápido, que leve apenas 20 minutos para recarregar os acumuladores e também estuda a inclusão de um gerador, movido a diesel obviamente, que se encarregaria de aumentar a autonomia do veículo fazendo a reposição da energia com o caminhão em movimento. Ainda não há prazo para o caminhão elétrico entrar em produção.

 


Recomendados para você




Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO JC RECALL DE MARCAS PREMIA AS MAIS LEMBRADAS DO ANO
Pitú, Vitarela (macarrão) e Honda (motos) foram as três marcas mais lembradas pelo público pernambucano, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Harrop em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC)
JC no Mundial JC no Mundial
Em meio a um cenário conturbado na política internacional, a Rússia espera ser o grande centro das atenções neste mês de junho, quando irá sediar pela primeira vez em sua história uma Copa do Mundo de futebol. Aqui você confire tudo sobre o Mundial.
Reinventar Reinventar
A velocidade na criação de novidades tecnológicas nos faz pensar que o futuro é todo dia. E nós também precisamos sair do lugar. No mercado de trabalho, o impacto dessas transformações exige a capacidade de se reinventar. Veja o que o futuro lhe reserva

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM