ÉTICA E CÓDIGO DE CONDUTA

" A sociedade humana criou e aperfeiçoou um conjunto de normas de conduta que regulam as relações sociais, ou seja, os preceitos éticos que definem um padrão desejável de comportamento social.

São conceitos básicos - firmemente embutidos na mente das pessoas, independentemente de país, crença ou regime - sobre os quais a sociedade humana se organizou, viabilizando os relacionamentos mais confiáveis e produtivos entre as pessoas, possibilitando o alcance do bem-estar.

Na sua missão, o SJCC tem um sério compromisso com os princípios éticos e legais. E através das ações e das atitudes de cada um de nós - pessoas que compõem e dão vida às empresas do SJCC - é que se concretiza esta missão.

Este conjunto de diretrizes de comportamento consolida alguns dos mais importantes exemplos de procedimentos, que dão significado prático aos conceitos do nosso compromisso ético. É obrigação de todos os que compõem as empresas do SJCC a assimilação e prática destas diretrizes, adotando-as como padrão de comportamento pessoal, exigindo-as de todos os nossos associados.”

João Carlos Paes Mendonça
Presidente do Grupo JCPM e do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação

CONDUTA ÉTICA

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação busca, com profissionalismo e integridade, prezar pelo respeito às pessoas, às leis e aos princípios da organização na criação de produtos e serviços. Ética, a honestidade e a responsabilidade social são balizadores do nosso trabalho.

RESPEITO À DIVERSIDADE

Respeitar as pessoas em todos os níveis é nosso objetivo, assim como praticar o princípio constitucional que diz que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Praticamos também internamente o respeito à diversidade ética, religiosa e de gênero; buscamos administrar os conflitos respeitando as diferenças, desenvolver pessoas e trabalhar em equipe.

MISSÃO, PRIORIDADES DE COBERTURA E POLÍTICA DE CORREÇÕES

A missão do Sistema Jornal do Commercio é levar informação, entretenimento e cultura ao público, pautando-se pela defesa da democracia, da justiça social e da livre iniciativa.

O SJCC considera que o direito à informação e o direito à ampla manifestação do pensamento constituem-se em fundamentos imprescindíveis à realização do Estado Democrático de Direito que garanta a dignidade da pessoa humana e a cidadania.

A manifestação do pensamento e a informação não estão sujeitas a qualquer sorte de censura ou restrição, mas, como contrapartida, impõem a responsabilidade de absoluto “respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família”, resguardados pela Constituição Federal.

Responsabilidade social e firme postura diante das questões relacionadas à verdade, à promoção da dignidade humana, ao respeito às diferenças, à democracia, à defesa da ética, à livre iniciativa e à promoção do desenvolvimento, são a razão do nosso CÓDIGO DE CONDUTA NO TRATO DA INFORMAÇÃO, o qual reflete princípios, normas e procedimentos do SISTEMA JORNAL DO COMMERCIO DE COMUNICAÇÃO que devem ser observadas por aqueles que o integram, em qualquer nível em que seja exercida a colaboração, sem distinção da empresa a que se vincule ou de seu nível hierárquico.

O agir do SISTEMA JORNAL DO COMMERCIO DE COMUNICAÇÃO é de ser absolutamente legalista, submisso à Constituição e às leis do país; sua linha editorial reflete seus valores, sua independente visão opinativa a respeito dos acontecimentos.

Assim, no trato das informações é de ser observado os itens a seguir:

  1. Absoluto respeito à verdade e sua obtenção através de meios éticos e legais;
  2. Comprovação da correção da informação, procedendo a audiência das partes nela envolvidas, garantida a contestação por parte de pessoas ou entidades objeto da informação;
  3. Pronta retificação de informações inexatas ou falsas;
  4. Respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas;
  5. Veiculação quando o interesse público for relevante, com o resguardo de segredos de Estado e profissionais, mesmo quando da impossibilidade de prévia comprovação, subordinada à expressa menção a sua ausência;
  6. Obtenção de prévia autorização para a veiculação de documentos e fotografias que possam expor a vida privada;
  7. Distinção com clareza entre o fato veiculado e a opinião sobre o fato, com abstenção de quaisquer referências discriminatórias, difamatórias ou que possam ser consideradas como ofensivas à honra e integridade da pessoa;
  8. Respeito aos compromissos assumidos com as fontes de informação, inclusive o resguardo do sigilo;
  9. Garantia da presunção de inocência até condenação por sentença transitada em julgado e o resguardo das vítimas e testemunhas de casos policiais e de pessoas que não estejam diretamente envolvidas com a informação, tais como parentes e amigos;
  10. Abstenção de quaisquer elementos que possam identificar pessoas que sofreram abusos sexuais, salvo com sua autorização expressa, e, em qualquer circunstância, quanto a crianças e adolescentes em situações de constrangimento.

A EMPRESA

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) é composto pelo Jornal do Commercio, TV Jornal Recife, TV Jornal Caruaru, Rádio Jornal Recife, Rádio Jornal Caruaru, Rádio Jornal Petrolina, Rádio Jornal Garanhuns, Rádio Jornal Pesqueira, Rádio Jornal Limoeiro e pelo Portal NE10.

O SJCC é parte do Grupo JCPM, presidido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, empreendedor sergipano radicado em Pernambuco. João Carlos Paes Mendonça tornou-se conhecido nacionalmente ao criar a rede de supermercados Bompreço, que teve seu controle acionário vendido em 2000.

A holding JCPM tem controle ou participação acionária em vários empreendimentos na área de shoppings centers, entre eles o Shopping Villa Lobos, em São Paulo; RioMar Recife, Shopping Center Recife, Shopping Guararapes, Plaza Shopping e Shopping Tacaruna, em Pernambuco; Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na Bahia; RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, no Ceará; RioMar Aracaju e Shopping Jardins, em Sergipe.

Também se destaca na área de empreendimentos imobiliários, com o JCPM Trade Center, RioMar Trade Center 3, Guadalupe Brasil, LeParc Boa Viagem, em Pernambuco; Downtown Salvador Shopping, na Bahia; Empresarial RioMar Kennedy e RioMar Trade Center Fortaleza, no Ceará.

A responsabilidade socioambiental é um dos pilares do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e do Grupo JCPM. O Grupo mantém, através da Fundação Pedro Paes Mendonça e do Instituto João Carlos Paes Mendonça, importantes iniciativas sociais. Na Serra do Machado, povoado de Ribeirópolis, no interior de Sergipe, oferece à população, através da FPPM, educação integral, saúde, moradia, estímulo à geração de renda, atividades culturais e acolhimento aos idosos. Nas capitais onde tem empreendimentos, capacita e eleva o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos, por meio das atividades do Instituto JCPM de Compromisso Social.

O Grupo tem como prioridade desenvolver e operar empreendimentos sustentáveis, construídos com tecnologias capazes de demandar menos recursos naturais, e que se integram ao meio ambiente onde são implantados.

FUNDAÇÃO

O Jornal do Commercio foi fundado em 3 de abril de 1919, pelo empresário F. Pessoa de Queiroz. Seu controle acionário foi assumido pelo grupo liderado por João Carlos Paes Medonça em 1987.

FALE CONOSCO

A redação do Jornal do Commercio está localizada na Rua da Fundição, nº 257, em Santo Amaro, Recife, Pernambuco.

PROJETO CREDIBILIDADE

O Jornal do Commercio, a partir de maio de 2019, passou a fazer parte do Projeto Credibilidade. Essa iniciativa é o capítulo brasileiro de The Trust Project, consórcio de veículos de mídia de todo o mundo que busca desenvolver ferramentas e estabelecer indicadores de qualidade no jornalismo digital.

Um dos indicadores mais importantes é aquele que esclarece ao leitor que tipo de conteúdo ele está consumindo. Esse tipo de conteúdo também é incluído no código da página. No caso do Jornal do Commercio, são os seguintes os tipos de conteúdo publicados:

NOTÍCIA

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

ARTIGO

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

ANÁLISE

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

EDITORIAL

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

INVESTIGATIVA

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

PATROCINADA

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

CHECAGEM DE FATOS

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

CONTEXTO

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

ESPECIAL

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

ENTREVISTA

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas.

Saiba mais: