Jornal do Commercio
Notícia
COMEMORAÇÃO

Parques Estaduais do Recife e de Serra Talhada comemoram Dia Nacional da Caatinga

A programação começa nesta quarta e vai até a segunda-feira. No Recife, no Parque Dois Irmãos, visitantes podem conhecer plantas nativas da Caatinga

Publicado em 24/04/2019, às 14h41

A  Caatinga só tem 1,5% de sua área total protegida / Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
A Caatinga só tem 1,5% de sua área total protegida
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Cidades

No próximo domingo (28), comemora-se o Dia Nacional da Caatinga, bioma que ocupa cerca de 11% de todo o território brasileiro. A data também homenageia o engenheiro agrônomo pernambucano João Vasconcelos Sobrinho, um dos primeiros a alertar sobre a desertificação do semiárido nordestino. Em comemoração, diversas ações acontecem no Recife e em Serra Talhada, no Sertão do Estado, a partir desta quarta-feira (24). Entre elas, exposições fotográficas, trilhas e palestras.

No Recife, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promovem ações no Parque Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife. No sábado (27) e na segunda-feira (29), visitantes poderão conferir uma reprodução da Caatinga com direito à plantas nativas. Já no domingo, a atração será uma exposição fotográfica sobre a vida e a obra do engenheiro agrônomo João Vasconcelos Sobrinho, que também fundou o Parque.

Também na segunda-feira, das 8h às 12h, o trabalho e as contribuições de João Vasconcelos Sobrinho serão tema de evento no anfiteatro do Centro de Ensino de Graduação (Cegoe), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos.



Já em Serra Talhada, a programação é mais extensa. Vai desde esta quarta até a segunda-feira. Durante as comemorações, alunos da rede pública de ensino poderão participar de trilhas no Parque Estadual da Mata Pimenteira, nos dias 24, 26 e 29. Ainda nesta quarta, será exibido na Praça Antônio de Godoy Peixoto, no AABB, o vídeo Mata da Pimenteira, coração da Caatinga, a partir das 19h. Nesta quinta-feira (25), pela manhã, Agentes Populares em Educação Ambiental (APEA) farão uma palestra sobre o Parque e sua preservação para alunos da Escola Municipal Cônego Torres.

Proteção

O Parque, classificado como uma Unidade de Conservação (UC), foi criado em 2012 com o intuito de preservar e restaurar a diversidade do bioma no Sertão do Pajeú. Com mais de 178 espécies de mamíferos e 591 aves registradas, a Caatinga só tem 1,5% de sua área total protegida.

Entrada 

O Parque Dois Irmãos fica na Praça Farias Neves. O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 14h às 16h. A entrada custa R$ 2. 



OFERTAS

Especiais JC

Conheça o udigrudi pernambucano Conheça o udigrudi pernambucano
O udigrudi pernambucano reuniu um grupo de talentosos jovens músicos que, na primeira metade dos anos 70, gravou discos absolutamente não comerciais, fez rock and roll na terra do frevo, produziu festivais, insistiram na permanência do sonho.
Mãe Guerreira Mãe Guerreira
Junto com uma criança, nasce sempre uma mãe, que enfrenta inúmeros desafios para educar, acolher e dar o melhor aos filhos. Por isso, todas elas carregam em si a força e a coragem de verdadeiras guerreiras.
JC 100 anos JC 100 anos
Para marcar os 100 anos de fundação, o JC publica este especial com um panorama do que se passou neste período em que o jornal retratou o mundo, com projeções de especialistas sobre o que vem por aí e com os bastidores da Redação do Jornal do Commercio

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM