BOA INICIATIVA

Cientistas vão para mesa de bar explicar suas pesquisas

Evento gratuito Pint of Science chega ao Recife. De segunda à quarta, pesquisadores conversarão com o público, de maneira descontraída, sobre o que fazem nos laboratórios

Publicado em 13/05/2018, às 08h22

A paleontóloga Juliana Sayão vai falar sobre sua descoberta de 200 ovos de pterossauros, no deserto da China, em 2017 / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Margarida Azevedo

Esqueça a imagem de cientistas concentrados em laboratórios, alguns com jeito de nerds e falando palavras difíceis de entender o significado. De segunda à quarta-feira desta semana (dias 14, 15 e 16), pesquisadores vão mostrar, de maneira descontraída, o resultado de importantes pesquisas que estão desenvolvendo. Inusitado é o local em que os bate-papos vão acontecer: em dois bares, um na Zona Norte e outro na Zona Sul do Recife. A iniciativa, totalmente gratuita, faz parte do Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica criado na Inglaterra, cinco anos atrás, com objetivo de aproximar a ciência da sociedade. Será a primeira vez na capital pernambucana.

No Brasil, o festival começou em 2015. Para esta edição, estarão envolvidos 500 cientistas, que conversarão com o público em 56 cidades brasileiras. Os encontros acontecerão simultaneamente em todo o País. Mundialmente já contempla 21 nações, que realizarão os debates nas mesmas datas. Os temas das pesquisas são os mais diversos, de febre amarela ao efeito estufa.

No Recife, os pernambucanos terão a chance de saber mais sobre buracos negros, Zika vírus, perícia criminal, espécies pré-históricas (pterossauros), moedas virtuais, universo, tecnologia e futuro, entre outros temas. Ao todo serão 12 palestras na cidade.

“As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar. É um desafio ensinar conceitos em uma conversa no bar, mas, se conseguirmos encantar as pessoas, aguçar sua curiosidade, elas buscarão o conhecimento. É esse encantamento que procuramos despertar no Pint of Science”, afirma a coordenadora do evento no Brasil, Natalia Pasternak Taschner.

“Escolhemos temas de diferentes áreas. É a chance do público conversar com pesquisadores premiados e de alto calibre, que estarão disponíveis para responder perguntas e tirar dúvidas. Queremos fugir do formato acadêmico e mostrar a beleza da ciência”, observa o coordenador do festival no Estado, José Vitor Moreira Lima Filho, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Não é necessário se inscrever nem há emissão de certificados. Cada cientista terá cerca de meia hora para apresentar seu trabalho, antes do bate-papo com o público. Os participantes pagarão apenas o que consumirem nos estabelecimentos. Haverá dois convidados por noite, sempre a partir das 19h30.

TEMAS

Na Zona Norte, o encontro será na Cervejaria Laborada, no bairro do Espinheiro. Lá, as pesquisas foram divididas em três áreas (O universo dentro de nós, segunda; Mentes e cérebros, terça; Crimes e ovos de pterossauros, quarta). Em Boa Viagem, o evento acontecerá no Beerdock (O céu e os astros, segunda; Quem somos nós amanhã, terça; Mistérios da natureza, quarta).

A bióloga e perita criminal Natália Oliveira falará sobre o uso de biossensores em investigações. “A ciência contribui fortemente com a polícia a partir do momento em que, utilizando-se de conceitos e demonstrações simples, pode revelar o acontecimento de um crime, o modo como ocorreu e quem foi o responsável”, argumenta a pesquisadora.

Paleontóloga e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Juliana Sayão vai contar como foi a descoberta de 200 ovos de pterossauros no deserto da China. “Os pterossauros são parentes dos dinossauros. Só se conheciam quatro ovos, dois que estavam na Argentina e dois na China. Ano passado encontramos 200 ovos, além de esqueletos desses animais. Vou explicar que técnicas utilizamos”, diz Juliana.

Já o biólogo e doutorando da UFPE Arthur Domingos contará como os morcegos contribuem na reprodução das flores. Ele ganhou, ano passado, uma competição promovida pelo Euraxess, órgão da União europeia que incentiva o intercâmbio de pesquisadores de diferentes partes do mundo. Para explicar a polinização, ele faz um paralelo com séries de filmes.

PROGRAME-SE