Jornal do Commercio
Notícia
EDUCAÇÃO

Candidatos a reitor da UFRPE apresentam propostas

Marcelo Carneiro Leão e Monica Folena participaram de entrevista na TV JC

Publicado em 29/10/2019, às 09h28

Monica Folena (E) e Marcelo Carneiro Leão conversaram com a repórter Margarida Azevedo / Foto: Roberta Sales / TV JC
Monica Folena (E) e Marcelo Carneiro Leão conversaram com a repórter Margarida Azevedo
Foto: Roberta Sales / TV JC
da editoria de Cidades

A campanha para escolha dos próximos reitor e vice-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) entra na reta final. As duas chapas concorrentes participam de debates hoje, amanhã e quinta-feira. A consulta à comunidade acadêmica, quando professores, alunos e técnicos vão votar, será na próxima semana, nos dias 6 e 7 de novembro. O mandato da atual reitora, Maria José de Sena, acaba em maio de 2020. Os novos gestores terão quatro anos à frente da instituição, de 2020 a 2024.

Os dois candidatos que encabeçam as chapas estiveram, nesta segunda-feira, numa entrevista na TV JC: o atual vice-reitor, Marcelo Carneiro Leão, 54 anos, da chapa De mãos dadas pela UFRPE; e a diretora do Departamento de Educação, Monica Folena, 49 anos, da chapa Muda Rural. Captação de verbas, expansão do restaurante universitário, infraestrutura e propostas para técnicos e docentes foram alguns dos temas abordados na conversa com a repórter do JC Margarida Azevedo.

Os dois estarão nesta terça-feira (29) na unidade acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, para um debate às 14h. Na quarta-feira (30) é a vez do câmpus Recife, o maior da Rural, receber os dois concorrentes para um debate às 15h, no salão nobre. O último encontro de Marcelo e Monica será quinta-feira, às 9h, no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), localizado em São Lourenço da Mata, também na Região Metropolitana. A campanha pode ser feita até segunda-feira (04).

AVALIAÇÃO

Ao avaliar a Rural, Marcelo disse que a universidade avançou bastante nos últimos sete anos. “É com muita honra e orgulho que me candidato ao cargo de reitor para dar segmento ao trabalho da professora Maria José. Quem conheceu a Rural nesses últimos sete anos pode atestar as mudanças que ocorreram. Não só de infraestrutura. Avançamos na quantidade de prédios e equipamentos, o que é algo de extrema relevância. Outros pontos importantes foram planejamento e o diálogo que estabelecemos com a comunidade”, comentou. O vice-reitor da chapa de Marcelo é o engenheiro agrônomo Gabriel Rivas, 61.



Monica reconheceu que houve uma boa gestão, mas apontou lacunas. “Também é com muito orgulho que me candidato à reitora da Ruralinda, como carinhosamente chamamos a UFRPE. Com todo respeito ao trabalho da atual gestão, temos um outro olhar para a universidade e é por isso que me candidato. Diretores de departamento nunca foram consultados em relação à tomada de decisão do orçamento. Por isso propomos que haja mais autonomia e possibilidade de participação nesse processo”, destacou. O vice-reitor da chapa de Monica é o também engenheiro agrônomo José Luiz Sandes, 38.

LISTA

A comunidade acadêmica da UFRPE tem cerca de 19.300 pessoas. São 17 mil alunos, dos quais 15.500 estão nas graduações. Os demais são de pós-graduação e turmas de educação a distância. Há ainda 1.200 docentes e 1.100 técnicos. O pleito é paritário. Significa que o voto dos três segmentos terá o mesmo peso.

A segunda etapa da escolha do reitor é uma votação no conjunto de conselhos da Rural. Os três nomes mais votados compõem uma lista tríplice que será encaminhada para o presidente da República, Jair Bolsonaro. Caberá a ele empossar um dos nomes.

Marcelo informou que só se candidatará nos conselhos se ganhar na consulta à comunidade universitária. Já Monica disse que independente do resultado da votação entre alunos, professores e técnicos, irá disputar também no conselho.




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Reencontros Reencontros
A menina que salvou os livros numa enchente, o garoto que venceu a raiva humana, o médico que superou a pobreza, os albinos de Olinda e o goleiro de uma só perna foram personagens do projeto Reencontros, publicado em todas as plataformas do SJCC
Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM