Jornal do Commercio
CIDADANIA

Casa no Recife vai atender migrantes e refugiados

Casa de Direitos funciona na Unicap, no Centro do Recife, com atendimento jurídico, psicológico e social, além de aulas de português

Publicado em 11/12/2018, às 15h38

Espaço será mantido pela Unicap, Cáritas e governo dos Estados Unidos / Foto: Guga Matos / JC Imagem
Espaço será mantido pela Unicap, Cáritas e governo dos Estados Unidos
Foto: Guga Matos / JC Imagem
da editoria de Cidades

Migrantes e refugiados de qualquer nacionalidade que estiverem no Recife passam a contar, a partir de agora, com um espaço onde receberão, gratuitamente, atendimento jurídico, acompanhamento psicossocial, capacitações e aulas de português. A Casa de Direitos, inaugurada ontem, funciona na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista, área central da capital pernambucana. A oferta dos serviços ocorre num momento oportuno, uma vez que ainda este ano chegarão à cidade 102 venezuelanos, vindos de Roraima. Outros 102 deverão aportar em maio do próximo ano.

A iniciativa é da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, em parceria com a Cáritas Suíça, o Departamento de Estado dos Estados Unidos e o Instituto Humanitas Unicap. Unidades semelhantes foram instaladas em mais seis capitais brasileiras: São Paulo, Distrito Federal, Boa Vista (RR), Porto Velho (RO), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). A Prefeitura do Recife vai contribuir com o projeto.

“Qualquer estrangeiro que necessite de apoio e orientação encontrará na Casa de Direitos. Informações sobre a retirada de documentos, matrícula em escolas, dificuldades com o idioma, assistência de saúde, por exemplo. Daremos suporte para que possa se integrar à sociedade brasileira”, explicou o representante da Cáritas Suíça, Hubert Eisele. A ação foi batizada de Programa Pana (significa amigo, na língua indígena Warao) e espera atender, no País, 3.500 pessoas.



MORADIA

Os dois grupos de venezuelanos que virão para o Recife terão acesso a moradias. Vão ser alocados em 12 casas e apartamentos situados no entorno da Unicap. “Vamos colocar à disposição toda a nossa estrutura de saberes. Alunos e professores de vários cursos vão contribuir identificando as necessidades dos refugiados e dando os encaminhamentos possíveis”, afirmou o reitor em exercício da Unicap, Márcio Waked.

Inicialmente serão envolvidos estudantes dos cursos de medicina, psicologia, serviço social, direito e letras. “É uma honra contribuir com a generosidade dos brasileiros que estão recebendo e cuidando dos refugiados da Venezuela”, destacou o cônsul dos Estados Unidos no Recife, John Barrett. O governo americano destinou US$ 1,5 milhão ao programa.
“É importante contarmos com um espaço como esse”, elogiou o presidente da Associação Senegalês do Nordeste do Brasil, Amadou Toure. Ele estima que 230 senegaleses vivam no Recife.

ATENDIMENTO

Além de moradia, os refugiados venezuelanos receberão alimentação e kits de higiene. “O grande desafio será inserí-los no mundo do trabalho. Eles terão que encontrar empregos para conquistar autonomia e liberar o espaço das casas para outros que chegarão”, comentou o secretário regional da Cáritas Regional Nordeste 2, Ângelo Zanré. Cada grupo poderá usufruir das habitações por até cinco meses.




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.
Especial Tempo de Férias Especial Tempo de Férias
O tempo das férias finalmente chegou e com ele os vários planos sobre o que fazer no período livre. O JC traz algumas dicas de como otimizar o período para voltar renovado do merecido descanso.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM