Jornal do Commercio
Notícia
DIVERSIDADE

Parada da Diversidade reúne comunidade LGBT no Recife

Evento teve início na manhã deste domingo e segue até o fim do dia na Avenida Boa Viagem

Publicado em 15/09/2019, às 12h32

O tema da Parada da Diversidade este ano é “Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar” . / Foto: Bruno Campos/JC Imagem
O tema da Parada da Diversidade este ano é “Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar” .
Foto: Bruno Campos/JC Imagem
JC Online

A Avenida Boa Viagem recebe, neste domingo (15), a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco. O tema do ato deste ano é “Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar” e a expectativa da organização é de atrair cerca de 500 mil pessoas entre LGBTs e simpatizantes. A concentração começou às 9h, no Parque Dona Lindu e os trios elétricos vão a desfilar pela Avenida. A dispersão está prevista para às 17h30, em frente à Padaria Boa Viagem. 

Realizada desde 2002, A Parada da Diversidade em Pernambuco é organizada pelo Fórum LGBT de Pernambuco e representa um dos momentos mais importantes para a comunidade no Estado, sendo uma estratégia de luta do movimento em defesa dos direitos sexuais, onde a visibilidade é encarada como fortalecimento de ações no enfrentamento da homofobia e promoção da livre expressão da sexualidade, além de ser ainda um momento de descontração e celebração do orgulho de ser LGBT. O evento conta com apresentações artísticas culturais e shows.

“Confesso que tenho um carinho especial por essa Parada porque o tema é ‘Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar’, porque traz à memória dos LGBTS que morreram ou que construíram toda a história da política do Estado de Pernambuco e é saudoso. O Brasil é um país que não conserva a memória das pessoas e é gostoso lembrar da memória dessa galerinha que se foi ou que hoje está aposentada, digamos assim”, disse Chopely Santos, uma das coordenadoras do Fórum LGBT de Pernambuco pelo segmento trans.

A Parada da Diversidade também homenageia uma pessoa da comunidade. Na 18ª edição, a homenageada é Bárbara Finsking, estilista, maquiadora, cabeleireira, costureira, coreógrafa, decoradora, vitrinista, atriz transformista e funcionária pública há 30 anos na área de educação. 

Esquema de trânsito 

A 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco conta com um esquema especial de trânsito. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), 120 agentes estão trabalhando para garantir a segurança viária do público e orientar pedestres e condutores no local.



O trecho da via entre a Avenida Armindo Moura e Rua Padre Bernadino Pessoas está interditado desde as 9h e permanecerá assim até as 20h. 

Além deste trecho, outras 20 ruas que interligam a Rua dos Navegantes à Avenida Boa Viagem também também estão interditadas durante o período. Os bloqueios serão desfeitos conforme a passagem do desfile e, no final, ficarão restritos apenas no trecho entre as ruas Barão de Souza Leão (Pracinha de Boa Viagem) e Padre Bernardino Pessoa.

Ocorrências

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que 42 pessoas foram detidas ao longo do evento. A maioria dos registros estava relacionado a furtos, brigas e roubos. Um pessoa também ficou ferida e precisou ser socorrida.

"A Polícia Militar informa que nesta tarde (15) no evento Parada da Diversidade, realizada em Boa Viagem, deteve 42 pessoas, destas, 31 foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil, as principais ocorrências registradas foram de furto, roubo e briga de galera, uma delas no Parque Dona Lindu, onde uma pessoa ficou ferida e foi socorrida pelo efetivo para a UPA da Imbiribeira, a vítima estava sem documento de identificação. Alguns dos agressores foram detidos pelo efetivo".

 

Galeria de imagens

Legenda
Anteriores
Próximas




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Reencontros Reencontros
A menina que salvou os livros numa enchente, o garoto que venceu a raiva humana, o médico que superou a pobreza, os albinos de Olinda e o goleiro de uma só perna foram personagens do projeto Reencontros, publicado em todas as plataformas do SJCC
Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM