Jornal do Commercio
Notícia
INTERNET

Homem aplica golpe de estelionato em site de vendas

O suspeito comprou pela internet um drone e emitiu um falso comprovante de pagamento. Ele foi preso em São Paulo e a vítima é residente de Pernambuco

Publicado em 22/08/2019, às 17h05

A Polícia Civil detalhou o golpe nesta quinta-feira (22) / Foto: Edésio Lemos/ PCPE
A Polícia Civil detalhou o golpe nesta quinta-feira (22)
Foto: Edésio Lemos/ PCPE
JC Online

Atualizada às 17h43

Nessa quarta-feira (21), um homem identificado como Jeferson Araujo Vital de Lima foi preso em São Paulo após aplicar um golpe de estelionato pelo Mercado Livre. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, que é residente de Pernambuco, anunciou um drone no valor de R$ 2 mil e foi contatada por Jeferson, que mostrou interesse no produto.

No entanto, o homem forjou e enviou para a vítima um comprovante de pagamento, que não percebeu e enviou a mercadoria para São Paulo. Ainda segundo a polícia, ao perceber que se tratava de um golpe, a vítima acionou a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos que entrou em contato com a 45ª Delegacia de Polícia em São Paulo.

O titular da Delegacia de Crimes Cibernéticos, Eronides Meneses, explicou que quando a vítima acionou a polícia, a mercadoria ainda estava em trâmite. Os policiais de São Paulo realizaram uma campana e aguardaram a chegada do drone na casa do suspeito. Quando o produto chegou, o efetivo realizou a prisão em flagrante.

Mercado Livre

Em nota, o Mercado Livre orienta que os seus clientes verifiquem "o status de suas vendas e/ou compras na área "Minha conta", disponível ao usuário logado no site. O cliente não deve considerar nenhuma mensagem nem enviar o produto antes de checar as informações de sua conta e a existência de crédito especificamente nesse canal". 



Leia a íntegra da nota

"Para garantir uma negociação segura, o Mercado Livre orienta seus clientes a sempre verificarem o status de suas vendas e/ou compras na área "Minha conta", disponível ao usuário logado no site. O cliente não deve considerar nenhuma mensagem nem enviar o produto antes de checar as informações de sua conta e a existência de crédito especificamente nesse canal. 

O usuário vendedor é orientado também a checar a veracidade do e-mail recebido, para verificar se realmente tem como remetente o Mercado Livre ou o Mercado Pago, conforme indicado no site: https://www.mercadolivre.com. br/ajuda/Acho-que-recebi-um-e- mail-falso_1362. 

 A empresa também reforça que, precisamente para garantir a segurança dos usuários, dados de contato como endereço de e-mail e número de celular não devem ser informados a outros usuários diretamente antes da concretização da venda por meio da plataforma. Todas essas recomendações estão disponíveis nos Termos & Condições de Uso do site, e o usuário também pode denunciar um e-mail falso em: https://www.mercadolivre.com. br/ajuda/hub?content_id=1362 e na Central de Vendedores, site destinado à comunidade de vendedores do Mercado Livre". 




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.
Especial Tempo de Férias Especial Tempo de Férias
O tempo das férias finalmente chegou e com ele os vários planos sobre o que fazer no período livre. O JC traz algumas dicas de como otimizar o período para voltar renovado do merecido descanso.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM