Jornal do Commercio
Exploração

Diretor de Titanic perde robô submarino na fossa de Kermadec

O Nereus estava a 10 mil metros de profundidade e explodiu em consequência da pressão na fossa

Publicado em 13/05/2014, às 12h35

 /

WELLINGTON - O cineasta James Cameron, diretor dos filmes Titanic e Avatar, perdeu um robô de exploração submarina, o Nereus, a 10 mil metros de profundidade na fossa de Kermadec, uma das mais profundas do mundo. "É como perder um amigo", escreveu Cameron na página no Facebook do Instituto Oceanográfico Woods Holoe (WHOI).

O "Nereus" implodiu em consequência da pressão na fossa, segundo o instituto. O robô submarino, programado para subir automaticamente em caso de perda de contato com a superfície, não reapareceu. Pouco depois, a tripulação do barco de superfície detectou destroços do Nereus flutuando, segundo o WHOI.



O robô era "o único veículo em serviço no mundo capaz de descer às profundidades extremas das fossas oceânicas. É uma perda trágica para as ciências profundas", destacou James Cameron.

A perda do robô aconteceu dentro da missão Hadal Ecosystem Studies (HADES) que, desde abril, estuda os fundos marinhos abissais, aqueles que superam os 2.000 metros de profundidade.





Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.
Especial Tempo de Férias Especial Tempo de Férias
O tempo das férias finalmente chegou e com ele os vários planos sobre o que fazer no período livre. O JC traz algumas dicas de como otimizar o período para voltar renovado do merecido descanso.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM