Jornal do Commercio
IMPOSTO

Brasil lidera ranking de tributação a PMEs de 11 países

Dos resultados brasileiros, apenas se aproxima a Espanha, país em segundo lugar no ranking, mas com dez pontos percentuais de diferença

Publicado em 24/07/2018, às 07h00

65% do lucro das microempresas está comprometido em impostos / Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil
65% do lucro das microempresas está comprometido em impostos
Foto: Daniel Isaia/Agência Brasil
Da Editoria de Economia

Com o comprometimento de 65% do lucro em impostos, as microempresas brasileiras com menos de cinco anos no mercado são as mais oneradas em um universo que contempla onze países, de acordo com pesquisa realizada pela multinacional Sage. O estudo também aborda a alta complexidade tributária do País, já que as microempresas brasileiras gastam, em média, 14,5 dias por ano em contabilidade relacionada a tributos.

Dos resultados brasileiros, apenas se aproxima a Espanha, país em segundo lugar no ranking, mas com dez pontos percentuais de diferença em relação ao comprometimento das companhias com taxação. “O grande problema do Brasil é que a complexidade tributária não é uma exclusividade da empresa maior. Ela atinge desde a micro. Os grandes negócios conseguem ter um impacto menor, mas os pequenos sofrem mais. Mesmo com o sistema Simples de tributação, que permite aos pequenos pagar os principais impostos num boleto só, ainda assim deveríamos ter estímulos para essa empresa que acaba de nascer”, diz o diretor do segmento PME da Sage Brasil, Alexandre Wyllie.



Redução

Para tentar reduzir o tempo perdido com a contabilidade, a tecnologia é outro fator fundamental. “A forma de diminuir o peso da burocracia entre os pequenos negócios foi reunir contadores e empresas em uma única base virtual de dados. Com isso, geramos um ganho de produtividade de até 70% para os negócios”, diz o gerente sênior do sistema de gestão empresarial ContaAzul, Erico Azevedo.

O estudo da Sage analisou o impacto dos impostos em mais de 3 mil companhias na Inglaterra, África do Sul, França, Irlanda, Austrália, Canadá, Singapura, Espanha, EUA, Alemanha e Brasil.





Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

Copa América no Brasil Copa América no Brasil
Confira a relação da Copa América com o Brasil, o histórico e detalhes da edição deste ano, na qual a seleção terá que se virar sem Neymar, cortado do torneio. Catar e Japão participam como convidados
O nome dele era Gabriel Diniz O nome dele era Gabriel Diniz
José Gabriel de Souza Diniz, o Gabriel Diniz, ou simplesmente GD como os fãs o chamavam, morreu precocemente, aos 28 anos, em um acidente com um pequeno avião no litoral sul de Sergipe ocorrido na segunda-feira, 27 de maio de 2019.
Conheça o udigrudi pernambucano Conheça o udigrudi pernambucano
O udigrudi pernambucano reuniu um grupo de talentosos jovens músicos que, na primeira metade dos anos 70, gravou discos absolutamente não comerciais, fez rock and roll na terra do frevo, produziu festivais, insistiram na permanência do sonho.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM