Jornal do Commercio
Problema

Insatisfação com setor de telecomunicações atinge 72%

Queda foi causada pelo aumento das reclamações sobre a qualidade do serviços de internet nos celulares

Publicado em 09/10/2012, às 15h53

AE

A maioria dos brasileiros não está satisfeita com o setor de telecomunicações, de acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a partir de manifestações da população na internet. O indicador de satisfação com os serviços do setor ficou em 28,1% em setembro, o pior resultado em 18 edições do estudo. Isto significa que 71,9% das manifestações sobre os serviços de telecomunicações foram negativas.

Em agosto, o índice tinha ficado com 32,6% de menções favoráveis. A queda em agosto deste ano, de acordo com os responsáveis pelo estudo, foi causada pelo aumento das reclamações sobre a qualidade do serviços de internet nos celulares. Do total de manifestações online sobre internet no celular, 84% eram negativas, nas quatro operadoras analisadas (Claro, Oi, TIM e Vivo).

Em setembro, o INSC em termos gerais recuou 0,7 ponto porcentual com relação a agosto, ficando em 55,1%. Além do setor de telecomunicações, também registraram queda de satisfação os segmentos de bancos, indústria farmacêutica, vestuário, saneamento básico, energia elétrica, indústria digital, construtoras, bens de consumo, hospitais e laboratórios e drogarias. No total, 11 dos 24 setores analisados registraram queda no porcentual de satisfação em setembro.

O indicador de satisfação do consumidor foi criado pelo professor da ESPM Ricardo Pomeranz e analisa mensalmente a satisfação do consumidor com 96 empresas de 24 setores da economia, a partir de dados levantados na internet.




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.
Especial Tempo de Férias Especial Tempo de Férias
O tempo das férias finalmente chegou e com ele os vários planos sobre o que fazer no período livre. O JC traz algumas dicas de como otimizar o período para voltar renovado do merecido descanso.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM