Jornal do Commercio
Problema

Insatisfação com setor de telecomunicações atinge 72%

Queda foi causada pelo aumento das reclamações sobre a qualidade do serviços de internet nos celulares

Publicado em 09/10/2012, às 15h53

AE

A maioria dos brasileiros não está satisfeita com o setor de telecomunicações, de acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC), medido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a partir de manifestações da população na internet. O indicador de satisfação com os serviços do setor ficou em 28,1% em setembro, o pior resultado em 18 edições do estudo. Isto significa que 71,9% das manifestações sobre os serviços de telecomunicações foram negativas.

Em agosto, o índice tinha ficado com 32,6% de menções favoráveis. A queda em agosto deste ano, de acordo com os responsáveis pelo estudo, foi causada pelo aumento das reclamações sobre a qualidade do serviços de internet nos celulares. Do total de manifestações online sobre internet no celular, 84% eram negativas, nas quatro operadoras analisadas (Claro, Oi, TIM e Vivo).

Em setembro, o INSC em termos gerais recuou 0,7 ponto porcentual com relação a agosto, ficando em 55,1%. Além do setor de telecomunicações, também registraram queda de satisfação os segmentos de bancos, indústria farmacêutica, vestuário, saneamento básico, energia elétrica, indústria digital, construtoras, bens de consumo, hospitais e laboratórios e drogarias. No total, 11 dos 24 setores analisados registraram queda no porcentual de satisfação em setembro.

O indicador de satisfação do consumidor foi criado pelo professor da ESPM Ricardo Pomeranz e analisa mensalmente a satisfação do consumidor com 96 empresas de 24 setores da economia, a partir de dados levantados na internet.





Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

Segunda chance - Caminhos para ressocializar Segunda chance - Caminhos para ressocializar
Eles saem das prisões, mas as prisões não saem deles. Perseguem-nos até o final de suas vidas. Como uma condenação perpétua. Pena. Eles lamentam. Mas precisam seguir. E neste difícil caminho da ressocialização, o trabalho é uma espécie de absolvição.
Papai Noel o ano inteiro Papai Noel o ano inteiro
As luzes na cidade anunciam que o Natal já chegou. É nesta época do ano que o espírito natalino faz aflorar alguns dos sentimentos mais nobres. Agora iremos contar histórias de pessoas, organizações e empresas que fizeram da solidariedade missão de vida
Vida fit todo dia Vida fit todo dia
Apesar de a abertura do Verão no Brasil só acontecer em dezembro, no Nordeste há uma antecipação da data. Por esse motivo, que tal aproveitar esses meses de energia para cultivar bons hábitos e mudar o estilo de vida? Veja várias dicas de como se cuidar

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM