Jornal do Commercio
Notícia
AUMENTO

Celpe autorizada a reajustar conta de luz em 5,04% em média

A distribuidora de energia foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a colocar em vigor o aumento a partir da próxima segunda-feira (23)

Publicado em 23/04/2019, às 17h13

Para os consumidores atendidos em baixa tensão, o aumento médio será de 5,56%, sendo que os clientes residenciais observarão uma elevação de 5,14% em suas contas. Já as contas dos consumidores atendidos em alta tensão terão alta de 3,76% / Foto: Celpe/Divulgação
Para os consumidores atendidos em baixa tensão, o aumento médio será de 5,56%, sendo que os clientes residenciais observarão uma elevação de 5,14% em suas contas. Já as contas dos consumidores atendidos em alta tensão terão alta de 3,76%
Foto: Celpe/Divulgação
Estadão Conteúdo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (23) um reajuste tarifário médio de 5,04% para a distribuidora de energia pernambucana Celpe. Para os consumidores atendidos em baixa tensão, o aumento médio será de 5,56%, sendo que os clientes residenciais observarão uma elevação de 5,14% em suas contas. Já as contas dos consumidores atendidos em alta tensão terão alta de 3,76%. As novas tarifas entram em vigor a partir da próxima segunda-feira (29). 

Como vem sendo observado nos mais recentes reajustes tarifários de energia, o pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) - (retirada CDE Decreto) - contribuíram para reduzir o reajuste em aproximadamente 3,03%.

ESPECIAL: Nordeste renovável

A Conta ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura de custos adicionais e não previstos com a compra de energia no mercado de curto prazo entre fevereiro e dezembro de 2014. 



A origem desses recursos foi um financiamento feito junto a um pool de bancos e que era amortizado a partir de arrecadação feita na conta de luz. A previsão inicial era de quitação em abril de 2020, mas o governo negociou o pagamento antecipado desse empréstimo, o que foi anunciado em março.

 

A arrecadação feita via bandeira tarifária também contribuiu para reduzir o índice final do reajuste, em 4,5%. 

A Celpe atende 3,7 milhões de unidades consumidoras localizadas no Estado de Pernambuco.




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.
Especial Tempo de Férias Especial Tempo de Férias
O tempo das férias finalmente chegou e com ele os vários planos sobre o que fazer no período livre. O JC traz algumas dicas de como otimizar o período para voltar renovado do merecido descanso.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM