Jornal do Commercio
Notícia
Pesquisa Mensal de Comércio

Pernambuco tem aumento de apenas 0,1% no volume de vendas no varejo neste ano, diz IBGE

Pesquisa fez um comparativo de janeiro a setembro deste ano ao mesmo período de 2018

Publicado em 13/11/2019, às 17h45

Para contornar baixas, Comércio do Recife anunciou que abrirá nos domingos e feriados neste fim de ano / Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Para contornar baixas, Comércio do Recife anunciou que abrirá nos domingos e feriados neste fim de ano
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
JC Online
Com informações do Estadão conteúdo

O estado de Pernambuco avançou apenas 0,1% nas vendas de varejo de janeiro até setembro de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior, aponta pesquisa dados da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (13). No Nordeste, além de Pernambuco, Maranhão (0,3%) e Bahia (1%) registraram aumento. O Brasil registrou aumento de 1,3% no índice do volume de vendas do tipo.

Pernambuco apresentou uma grande queda no índice de volume de vendas para móveis, com -11,5%. Fato que chama atenção, já que no Brasil existe um aumento expressivo de 4,6%. O mesmo ocorre quando analisadas as vendas de hiper e supermercados. Pernambuco apresenta queda de -5,7% , enquanto no Brasil ocorreu um aumento de 0,7%.

Em 5 meses de avanços seguidos, Brasil acumulou alta de 2,4%

A alta de 0,7% nas vendas ante agosto representou o quinto mês seguido de crescimento, período em que acumulou um avanço de 2,4%. "O resultado é importante não só por completar cinco meses de altas, mas porque ele mostra ritmo mais acelerado em relação a agosto (0,2% ante julho)", avaliou Isabella Nunes, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio no IBGE.

A pesquisadora pondera, porém, que a melhora do varejo em setembro não mudou o indicador de longo prazo, representado pela taxa acumulada em 12 meses, não alterando, portanto, a tendência para o setor. A taxa do varejo acumulada em 12 meses saiu de 1,4% em agosto para 1,5% em setembro.



"Na verdade, essa melhora observada em setembro, quando incorporada no indicador de longo prazo, mantém o varejo no mesmo patamar, não tem mudança. Pela ótica de 12 meses tem predominância de atividades com estabilidade em relação ao patamar de agosto", disse Isabella. "Ainda não teve capacidade para alterar indicador de longo prazo", concluiu.

Comércio do Recife abrirá aos domingos e feriados

Para movimentar a economia neste final de ano, terá início uma campanha de abertura do comércio aos domingos e feriados no Centro do Recife, a partir da próxima sexta-feira (15), data em que é comemorado os 130 anos da Proclamação da República. Já nesta sexta, o comércio irá abrir das 9h às 17h, horário de funcionamento também aos domingos. A campanha, que segue até o dia 31 de dezembro, foi divulgada nesta quarta-feira (13) pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Recife durante coletiva de imprensa.

Além da abertura do comércio, nos finais de semana serão realizadas ações do projeto Viver o Centro. Serão ofertadas ações de cultura, educação, saúde, lazer e recreação nas ruas do Corredor do Comércio (Rua Nova e Rua Duque de Caxias) e na Praça da Independência. Haverá apresentações de artistas locais, shows de mágica, performances circenses, desfiles de moda e festivais gastronômicos. O projeto é uma parceria da CDL Recife com a Prefeitura do Recife e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE. Também serão realizadas ações educativas de saúde bucal, nutrição, oficinas de automaquiagem, atividades recreativas com jogos populares e apresentações de grupos pastoris e corais.




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Irmã Dulce e as lições que se multiplicam Irmã Dulce e as lições que se multiplicam
A Santa Dulce dos Pobres deixou um legado enorme por todo o país, e não poderia ser diferente em Pernambuco. Veja exemplos de quem segue o "anjo bom da Bahia"
Jackson era grande demais para um pandeiro Jackson era grande demais para um pandeiro
Em pouco tempo, Jackson do Pandeiro deixou claro que não se tratava apenas de uma voz a mais no cenário artístico pernambucano. Confira especial sobre o artista
Especial Novo Clima Especial Novo Clima
O inverno não é mais o mesmo. E nem o verão. Os efeitos da crise climática alteraram a rotina de milhares de cidadãos das grandes cidades. O JC traz reportagens especiais desvendando o "novo clima"

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2020 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM