Jornal do Commercio
Estadual 2020

Santa Cruz é o maior campeão estadual da última década

Equipe coral foi o time que mais conquistou títulos entre as edições

Publicado em 13/01/2020, às 13h36

O Campeonato Pernambucano de 2016 foi o último em que o Santa Cruz foi campeão / Guga Matos/Arquivo/JC Imagem
O Campeonato Pernambucano de 2016 foi o último em que o Santa Cruz foi campeão
Guga Matos/Arquivo/JC Imagem
Luana Ponsoni

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) realiza, a partir do dia 18 deste mês, a 105ª edição do Campeonato Pernambucano. Em mais de um século de história do torneio, muitos foram os times a erguerem a taça, como o extinto Flamengo Recife, campeão do primeiro evento. Há um bom tempo, porém, a prevalência é do Trio de Ferro do Estado. O Santa Cruz, por exemplo, destaca-se como o maior campeão da última década.

Neste intervalo de tempo, cinco taças ficaram no Arruda (2011, 2012, 2013, 2015, 2016), quatro na Ilha do Retiro (2010, 2014, 2017, 2019) e uma no Náutico (2018). 

COINCIDÊNCIAS

O domínio do Santa Cruz no Estadual coincide com algumas mudanças de Divisões do tricolor no Campeonato Brasileiro. Em 2011, foi campeão pernambucano, começou o ano na Série D e conquistou o acesso. Atuando na C, no ano seguinte, quando voltou a ser campeão estadual na década, não obteve êxito em sair da Terceira Divisão. O tricolor só voltou à B em 2013, quando ergueu a taça do Pernambucano mais uma vez. 



Em 2015 novo título pernambucano e mais um acesso, desta vez à sonhada elite do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, foi a última vez na década que a Cobra Coral ficou com o título, mas amargou o rebaixamento à Segundona.

ESTREIAS 

O time do Arruda será o primeiro ente os coirmãos a entrar em campo. No dia  sábado, dia 18, às 18h, enfrenta o Petrolina, no Arruda. No domingo (19), Náutico e Sport fazem o Clássico dos Clássicos, às 16h, nos Aflitos.  




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Irmã Dulce e as lições que se multiplicam Irmã Dulce e as lições que se multiplicam
A Santa Dulce dos Pobres deixou um legado enorme por todo o país, e não poderia ser diferente em Pernambuco. Veja exemplos de quem segue o "anjo bom da Bahia"
Jackson era grande demais para um pandeiro Jackson era grande demais para um pandeiro
Em pouco tempo, Jackson do Pandeiro deixou claro que não se tratava apenas de uma voz a mais no cenário artístico pernambucano. Confira especial sobre o artista
Especial Novo Clima Especial Novo Clima
O inverno não é mais o mesmo. E nem o verão. Os efeitos da crise climática alteraram a rotina de milhares de cidadãos das grandes cidades. O JC traz reportagens especiais desvendando o "novo clima"

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2020 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM