Jornal do Commercio
ELEIÇÕES

Ibope JC/Globo para senador: Jarbas, Humberto e Mendonça tecnicamente empatados

Com a corrida bem acirrada, candidatos trocam acusações como estratégia

Publicado em 21/08/2018, às 07h33

Jarbas Vasconcelos aparece com 26% enquanto Humberto Costa e Mendonça filho com 25% cada / Foto: JC Imagem/Agência Senado
Jarbas Vasconcelos aparece com 26% enquanto Humberto Costa e Mendonça filho com 25% cada
Foto: JC Imagem/Agência Senado
JC Online

A briga pelas duas vagas no Senado por Pernambuco nas eleições de outubro deste ano está acirrada entre três nomes já bastante conhecidos do eleitor do Estado: Jarbas Vasconcelos (MDB), Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho (DEM). Os três aparecem tecnicamente empatados na liderança, de acordo com a pesquisa Ibope. Com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o deputado federal Jarbas conta com 26% das intenções de voto, enquanto o senador Humberto e o deputado federal Mendonça surgem com 25% cada.

A disputa tem ainda com outros nove candidatos. No ranking, após trio já citado, surgem os nomes dos deputados federais Bruno Araújo (PSDB) e Sílvio Costa (Avante), ambos com 10%; Pastor Jairinho (Rede), com 6%; Adriana Rocha (Rede), com 4%; Eugênia Lima (PSOL) e Helio Cabral (PSTU), com 2%; além de Albanise (PSOL), Gilson Lopes (PCO) e Lídia Brunes (PROS), com 1%.

Mesmo com um amplo leque de opções, parte do eleitor pernambucano disse não ter escolhido em quem depositar suas esperanças no Senado. Pelo menos 26% dos entrevistados não respondeu ou ainda não sabe em quem votar.

Entre alianças e acusações 

Neste momento, o que dá para dizer é que os candidatos ligados a Paulo mostram uma força maior no conjunto, uma vez que Jarbas e Humberto compõem a Frente Popular. Antigos desafetos, nos últimos dias o emedebista e o petista adotaram o pragmatismo e passaram a pedir publicamente o voto casado: “É votar em mim e em Humberto, Humberto e em mim”, disse Jarbas, em ato com a militância, quinta-feira passada. 



O páreo acirrado para a Casa Alta tornou de ataque o tom dos candidatos mesmo antes de as candidaturas serem oficializadas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

Por parte do candidato petista, faz parte da estratégia tentar vincular a Bruno e Mendonça, da coligação Pernambuco Vai Mudar, a imagem de apoiadores do governo Temer. No domingo, Humberto alfinetou: “Do lado de lá, dois senadores foram ministros de Temer. Mas ficam escondendo essa condição. Parece até que existe ministério sem presidente. Por que eles não assumem que foram e são representantes de Temer aqui em Pernambuco?”

Do outro lado, os aliados do candidato ao governo Armando Monteiro (PDT) exploram o que eles chamam de “divergência entre Humberto e Jarbas”. “Imagino a vergonha que teus eleitores sentem quando você pede votos para Jarbas Vasconcelos. Imagino a vergonha que os eleitores de Jarbas sentem quando ele, Jarbas, pede votos para você”, disse o tucano em um vídeo divulgado nas redes sociais ontem. “Humberto tem de parar de fazer campanha à base de mentiras, bravatas e factoides e explicar por que o Ministério Público e a Justiça o incluíram na turma da Lava Jato”, disse Mendonça, semana passada, em dia de troca de farpas com o petista.

Humberto também é alvo de Sílvio Costa, candidato na chapa de Maurício Rands (PROS) e que se coloca como único aliado fiel do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.
Especial Tempo de Férias Especial Tempo de Férias
O tempo das férias finalmente chegou e com ele os vários planos sobre o que fazer no período livre. O JC traz algumas dicas de como otimizar o período para voltar renovado do merecido descanso.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM