Jornal do Commercio
PESQUISA

Ibope: Ciro cai de 20% para 18% no Nordeste; Haddad sobe de 8% para 13%

Marina oscilou negativamente de 13% para 11% na preferência do eleitorado da região. Bolsonaro caiu de 15% para 12%

Publicado em 11/09/2018, às 21h43

Pesquisa Ibope foi divulgada nesta terça-feira (11) / Fotos: AFP
Pesquisa Ibope foi divulgada nesta terça-feira (11)
Fotos: AFP
Estadão Conteúdo

Na disputa pelo espólio eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste, o candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) oscilou de 20% para 18% na preferência do eleitorado da região, conforme pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (11). O último levantamento do instituto havia sido divulgado no dia 5 de setembro.

Fernando Haddad (PT), que foi confirmado como o candidato do PT nesta terça-feira, cresceu nas intenções de voto entre os nordestinos de 8% para 13%. Marina Silva (Rede) oscilou negativamente de 13% para 11% na preferência do eleitorado da região. Jair Bolsonaro (PSL), que nacionalmente lidera a pesquisa e cresceu com base no último levantamento, teve o desempenho inverso no Nordeste, caindo de 15% para 12%.

Sudeste

Já na região Sudeste Bolsonaro continua liderando com 29% das intenções de voto, acima dos 24% conquistados na semana anterior O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) ficou estagnado em 10% na região. Marina Silva era preferida por 11% dos eleitores no território, e agora é citada por 9% - o mesmo patamar considerando a margem de erro de dois pontos porcentuais Ciro tem 8% no Sudeste, mesmo índice que registrou há uma semana. Haddad continua com 6% da preferência na região em que foi ex-prefeito da capital paulista.



Sul

Após ser atacado com um golpe de faca no abdome, o maior crescimento de Bolsonaro na pesquisa Ibope se deu na região Sul, onde o candidato do PSL subiu de 23% para 37%. Quem caiu na região foi Marina Silva (Rede), que variou de 10% para 6%. Ciro Gomes (PDT) oscilou para baixo, indo de 10% para 8% no mesmo território. Entre os sulistas, Geraldo Alckmin é preferido por 8% dos eleitores, mesmo índice registrado na semana anterior.

Na soma das regiões Norte e Centro-Oeste, Bolsonaro tem a preferência de 31% dos entrevistados pelo Ibope. No último dia 5, o índice do candidato do PSL nesses locais era de 26%. Ciro Gomes aparece em segundo lugar nas duas regiões com 10% (tinha 13%), Marina caiu de 14% para 9% e Haddad subiu de 3% para 6%.

O Ibope foi às ruas entre os dias 8 e 10 de setembro e ouviu 2.002 eleitores aptos a votar nesta eleição. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05221/2018.


Palavras-chave


Comentários

Por JARBAS LEITE,18/09/2018

POR QUE A IMPRENSA BRASILEIRA TEM TANTO MEDO DE BOLSONARO? ATÉ AQUI ESTÃO BAJULANDO OS BANDIDOS DO PT, ENALTECENDO O CRESCIMENTO DO SEGUNDO POSTE, O PRIMEIRO FOI UMA TRAGÉDIA A DILMA AGORA OUTRA COISA RUIM E INCOMPETENTE QUE NEM UMA CIDADE SOUBE GOVERNAR, QUANTO MAIS UM PAIS NA SITUAÇÃO QUE O PT DEIXOU. VAMOS GANHAR NO PRIMEIRO TURNO E SE POR ACASO FOR PARA SEGUNDO, O BOLSONARO VAI TER 50% DO TEMPO PARA SE DEFENDER DO QUE FOI INJUSTAMENTE ACUSADO. TENHO RECEBIDO VÍDEOS E O CIRO É MUITO MAIS VIOLENTO QUE O BOLSONARO. VAMOS VENCER ESSES COMUNISTAS QUE QUEREM MUDAR A NOSSA BANDEIRA PARA O VERMELHO DA INCOMPETÊNCIA, PARA ELES QUANTO MAIS POBRES MELHOR, POIS UM PÃO COM MORTADELA E R$ 50,00 É EXCELENTE.

Por Mais um Cm Bolsonaro,12/09/2018

Aqui em casa todo mundo é Bolsonaro 17. Estamos cansados da mesma "lenga lenga" mesmas promessas. Queremos um presidente com moral e Honesto, acima de tudo.

Por Roma,12/09/2018

Sou Recifense e hoje voto em Bolsonaro. MDB, PT, PSDB, PDT, REDE, PSOL, DEM, PC do B... São tudo a mesma coisa. Estão unidos para transforma o Brasil, numa Venezuela. O próprio PT apoia o ditador Maduro. Está na hora da Verdadeira Impressa Pernambucana, ajudar os eleitores nessa árdua tarefa. A verdadeira Impressa não se vende! É omissa e sempre fala a verdade aos seus leitores.

Por elias marques,12/09/2018

aqui em casa é 12 votos de Andrade, e ninguém nuca veio aqui , acho que só vai ter primeiro turno, quém é imbecil pra votar em Bolsonaro,nordestino é sabido.

Por MCBarros,12/09/2018

Infelizmente o voto de cabresto impera aqui no NE! Sou nordestina, pernambucana e voto 17! E não acredito muito em pesquisa. Nunca fui entrevistada! Talvez isso faça parte do golpe que vem sendo tramado pela esquerda que impera no país há décadas, tentando explicar um possível resultado fraudulento das urnas! #Bolsonaro17



Comentar


Nome E-mail
Comentário
digite o código
Desejo ser notificado de comentários de outros internautas sobre este tópico.

OFERTAS

Especiais JC

A revolução da ciclomobilidade: o exemplo de Fortaleza A revolução da ciclomobilidade: o exemplo de Fortaleza
A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina também – deu um salto na infraestrutura viária voltada para as bicicletas. A cidade está repleta de ciclofaixas. Por toda parte. E a grande maioria conectada
Cantos e Recantos Cantos e Recantos
A temporada de sol está nos espreitando, e a Praia de Boa Viagem é sempre uma opção de passeio. Mas que tal ousar um pouquinho na quilometragem e desbravar outros destinos? Pernambuco tem muitos lugares fantásticos e você vai adorar o roteiro que o JC fe
As Paixões de José Pimentel, o eterno Jesus As Paixões de José Pimentel, o eterno Jesus
O JC preparou um hotsite especial em homenagem ao ator e diretor Jose Pimentel, o eterno Jesus Cristo do teatro pernambucano

    SIGA-NOS

Jornal do Commercio 2018 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM