Jornal do Commercio
Notícia
POLARIZAÇÃO

Datafolha: Aprovação e rejeição do governo Bolsonaro chegam a 33%

O levantamento mostra que a avaliação da gestão Bolsonaro está consolidada em um Brasil dividido

Publicado em 08/07/2019, às 07h59

Bolsonaro se mantém como o presidente em primeiro mandato com a pior avaliação do governo desde Fernando Collor de Mello, em 1990 / Foto: Carolina Antunes/PR
Bolsonaro se mantém como o presidente em primeiro mandato com a pior avaliação do governo desde Fernando Collor de Mello, em 1990
Foto: Carolina Antunes/PR
JC Online
Com informações da Folha de S.Paulo

O mais recente levantamento do Datafolha mostra que, após seis meses à frente da Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) tem seu governo aprovado por 33% dos brasileiros com mais de 16 anos. O mesmo número, 33%, o vê como ruim ou péssimo e o desaprova. Os demais consideram  o governo do capitão reformado regular (31%) ou preferiram não opinar (3%).

O resultado mostra que a avaliação da gestão Bolsonaro está consolidada em um Brasil dividido. Há três meses, o governo era aprovado por 32% dos brasileiros e rejeitado por 30%,  enquanto outros 32% consideravam a gestão do mandatário regular.meses atrás.

A pesquisa atual foi feita em 4 e 5 de julho e ouviu 2.860 pessoas com mais de 16 anos, em 130 cidades. Ela tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Mais mal avaliado

Na comparação com períodos de governo equivalentes, para presidentes em primeiro mandato eleitos, Bolsonaro permanece com a menor popularidade e maior resistência que seus antecessores desde Fernando Collor de Mello, em 1990.

Tendo tomado posse em março, Fernando Collor era aprovado por 34% em setembro, e 20% o desaprovavam. Após isso, todos os presidentes em primeiro mandato foram melhor avaliado pelos brasileiros.

A estabilização da avaliação de Bolsonaro sugere um piso de seu eleitorado, que seria menor do que aquele que o elegeu no segundo turno em 2018. Apesar disso, o número se assemlha aos de apoiadores do seu maior rival, o ex-presidente Lula (PT).

Expectativas

A expectativa positiva em relação a seu governo do presidente Jair Bolsonaro caiu na comparação com a última pesquisa do Datafolha. De abril para cá, foi de 59% para 51% a fatia de entrevistados que preveem uma gestão ótima ou boa.



Na contramão desse número, subiu de 16% para 21% a parte que acredita que o governo será regular, enquanto o pessimismo ficou estável na margem de erro (23% para 24%).

Esses dados estão ligados à percepção das realizações do presidente, por parte dos brasileiros. Entre os entrevistados, 61% avaliam que ele fez menos do que o esperado, já 22% afirmam que o desempenho está dentro do previsível. Já 12% consideram que ele superou a expectativa. Os dados são semelhantes aos do último levamentamento do Datafolha, realizado há três meses.

Imagem de Bolsonaro

A fatia daqueles que acreditam que Bolsonaro age como um presidente deveria se comportar também registrou queda: saiu de 27% para 22%. Já o número dos que acham que ele não se comporta adequadamente oscilou de 23% para 25%.

O percentual que considera que na maioria das vezes Bolsonaro segue a liturgia do cargo ficou em 28% (27% em abril), e 21% (20% antes) reprovam seu compartamento sempre.

Perfil de apoiadores

A maior parte de apoiadores do presiente Jair Bolsonaro é formada por brancos (42% o aprovam, ante 31% dos pardos e 25% dos negros) e homens (38%, ante 29% de mulheres). O mandatário ainda tem maior aprovação entre os mais ricos e os mais escolarizados.

Nordeste e Sul

No Nordeste, única região onde Bolsonaro perdeu nas eleições 2018, o governo do militar reformado é avaliado como ruim ou péssimo por 41%. Já na Região Sul o presidente conta com a aprovação de 42% dos entrevistados.




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Reencontros Reencontros
A menina que salvou os livros numa enchente, o garoto que venceu a raiva humana, o médico que superou a pobreza, os albinos de Olinda e o goleiro de uma só perna foram personagens do projeto Reencontros, publicado em todas as plataformas do SJCC
Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM