Jornal do Commercio
Notícia
DISPUTA ELEITORAL

Bolsonaro tem 32% e Lula, 29%, mostra pesquisa FSB/Veja

O levantamento ouviu, por telefone, 2 mil eleitores com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2019

Publicado em 06/12/2019, às 10h26

Em todos os cenários testados pelo FSB/Veja foram apresentados aos eleitores os nomes de possíveis candidatos à cadeira de presidente nas eleições de 2022 / Fotos: Agência Brasil e Brenda Alcântara/JC Imagem
Em todos os cenários testados pelo FSB/Veja foram apresentados aos eleitores os nomes de possíveis candidatos à cadeira de presidente nas eleições de 2022
Fotos: Agência Brasil e Brenda Alcântara/JC Imagem
JC Online

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em primeiro lugar na pesquisa para a Presidência da República realizada pelo Instituto FSB e encomendada pela revista Veja. O mandatário tem 32% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o o ex-presidente Lula (PT), que está inelegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, tem 29% das intenções de voto.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2 mil eleitores com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2019. Em todos os cenários testados pelo FSB/Veja foram apresentados aos eleitores os nomes de possíveis candidatos à cadeira de presidente nas eleições de 2022. A taxa de confiança da pesquisa é de 95%, ou seja, há 95% de chances de o resultado do levantamento se concretizar nas eleições. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário com Bolsonaro e Lula, o atual mandatário vem em primeiro com 32%, seguido pelo petista (29%), pelo ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e pelo apresentador Luciano Huck (sem partido), ambos com 9%. O empresário João Amoêdo (Novo) tem 5% das intenções de voto e em seguida aparece o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4%.

10% dos eleitores ouvidos afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados pelo FSB neste cenário. 1% disse que votaria nulo e outro 1% afirmou que não sabe ou não respondeu em quem votaria.



Sai Bolsonaro, entra Moro

Quando o presidente Jair Bolsonaro dá lugar ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, o ex-juiz também aparece em primeiro lugar com 32% das intenções de votos. Lula vem em seguida com 29%. Neste cenário o apresentador Luciano Huck ultrapassa Ciro Gomes. Eles têm 10% e 9% respectivamente. Amoêdo fica em quinto lugar com 5%, seguido por Doria, que tem 4%.

Entre os eleitores ouvidos pelo FSB, 8% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados no levantamento neste cenário. 2% disseram que votaria nulo e 1% afirmou que não sabe ou não respondeu em quem votaria.

SEGUNDO TURNO

Num cenário de segundo turno em que são apresentados os nomes do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Lula, 45% dos entrevistados afirmaram que escolheriam o atual chefe do Governo Federal contre 40% que votariam no líder petista.

Quando o cenário testado substitui o nome de Bolsonaro pelo de Moro, a vantagem do candidato da situação aumenta sobre Lula. O ex-juiz tem 48% das intenções de votos e o ex-presidente, 39%




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Irmã Dulce e as lições que se multiplicam Irmã Dulce e as lições que se multiplicam
A Santa Dulce dos Pobres deixou um legado enorme por todo o país, e não poderia ser diferente em Pernambuco. Veja exemplos de quem segue o "anjo bom da Bahia"
Jackson era grande demais para um pandeiro Jackson era grande demais para um pandeiro
Em pouco tempo, Jackson do Pandeiro deixou claro que não se tratava apenas de uma voz a mais no cenário artístico pernambucano. Confira especial sobre o artista
Especial Novo Clima Especial Novo Clima
O inverno não é mais o mesmo. E nem o verão. Os efeitos da crise climática alteraram a rotina de milhares de cidadãos das grandes cidades. O JC traz reportagens especiais desvendando o "novo clima"

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2020 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM