Jornal do Commercio
Notícia
TRE-PE

'O grande desafio para as próximas eleições serão as campanhas de desinformação', explica presidente do TRE-PE

Na posse da mesa diretora do TRE-PE, Frederico Neves falou do desafio de combater as Fakes News nas eleições e da polarização extremista

Publicado em 02/12/2019, às 20h03

Nova diretoria ficará à frente das eleições municipais de 2020 / Léo Motta/ JC Imagem
Nova diretoria ficará à frente das eleições municipais de 2020
Léo Motta/ JC Imagem
Editoria de política

A nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi empossada na tarde dessa segunda-feira (2) e contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) e da vice-governadora Luciana Santos (PCdoB). Na solenidade, o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves e o vice-presidente e corregedor eleitoral, Carlos Moraes falaram sobre os desafios que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco enfrenta e terá que enfrentar nas próximas eleições.

Em seu discurso de posse, Frederico Neves falou sobre os problemas que o Tribunal deve enfrentar nas eleições. O presidente explicou que a polarização política e os extremismos ideológicos eram obstáculos que precisavam ser superados para que não houvesse comprometimento das eleições. “Assiste-se hoje no Brasil uma agitação prenunciadora de graves transtornos que exigirão grande esforço e determinação da Justiça Eleitoral e de todos os seguimentos da sociedade para serem minimizados”, continuou. 

 “A intolerância, o ódio, a falta de respeito entre as pessoas e as notícias falsas que arruínam a reputação das pessoas são a maior preocupação da Justiça Eleitoral”, concluiu Frederico.

O vice-presidente, desembargador Carlos Moraes, também comentou sobre os desafios que o TRE-PE enfrentará e afirmou que as eleições municipais são as mais “trabalhosas”.  “São várias disputas nos diversos municípios. Isso gera um número excessivo de recursos e gera várias reclamações eleitorais. As eleições municipais tem esse diferencial. O TRE de Pernambuco está preparado, capacitado para enfrentar esse desafio”, argumentou o vice-presidente.



A respeito da polarização, Carlos Moraes afirmou que ela era uma questão de natureza política. "Cabe ao tribunal o papel constitucional de organizar as eleições, fazendo com que o pleito seja igual para todos e sem permitir abusos aplicando a legislação que existe”, finalizou. 

O presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Adalberto de Oliveira Melo, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (Progressistas) e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Loreto foram alguns dos nomes que prestigiaram a solenidade.

Projetos

O presidente o TRE-PE também falou sobre as ações desenvolvidas pelo Tribunal Eleitoral nesse gestão. "A preparação das eleições de 2020, a segurança e transparência do processo eleitoral, a continuidade do programa de cadastro biométrico dos eleitores são algumas das prioridades estratégicas da gestão".




Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

OFERTAS

Especiais JC

Reencontros Reencontros
A menina que salvou os livros numa enchente, o garoto que venceu a raiva humana, o médico que superou a pobreza, os albinos de Olinda e o goleiro de uma só perna foram personagens do projeto Reencontros, publicado em todas as plataformas do SJCC
Especial Nova Rotação Especial Nova Rotação
As cidades estão entrando em colapso. Refletem o resultado da mobilidade urbana convencional, um mal incorporado à sociedade e de difícil enfrentamento.Mas o momento de inverter essa lógica é agora. Criar uma nova rotação para as cidades, para as pessoas
JC Recall de Marcas 2019 JC Recall de Marcas 2019
Pitú e Vitarella são as marcas mais lembradas pelo consumidor pernambucano, de acordo com a edição 2019 do Prêmio JC Recall de Marcas. O ranking foi feito a partir de levantamento do Harrop Pesquisa para o Jornal do Commercio.

    SIGA-NOS

    LICENCIAMENTO

  • Para solicitação de licenciamento, contactar editores@ne10.com.br

Jornal do Commercio 2019 © Todos os direitos reservados

EXPEDIENTE |

PRIVACIDADE

Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM