Melhores Práticas

Quem somos

O Jornal do Commercio foi fundado em 3 de abril de 1919, pelo empresário F. Pessoa de Queiroz. Em 1987, o controle acionário da empresa foi assumido pelo grupo liderado pelo empresário João Carlos Paes Mendonça.

O JC faz parte do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), que engloba a TV Jornal Recife, TV Jornal Caruaru, Rádio Jornal Recife, Rádio Jornal Caruaru, Rádio Jornal Petrolina, Rádio Jornal Garanhuns, Rádio Jornal Pesqueira, Rádio Jornal Limoeiro e o Portal NE10.

Em mais de um século de existência, o Jornal do Commercio tem como missão o compromisso com os princípios éticos e legais, em favor da democracia, da liberdade de expressão e da justiça social. O jornalismo, feito sempre de forma crítica e independente, tem como o seu maior ativo a credibilidade conquistada ao longo de mais de dez décadas de serviços prestados à sociedade.

Princípios editoriais

Os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação são pautados pelo absoluto respeito à verdade e pelo exercício diário de ouvir os diferentes pontos de vista que envolvem a divulgação de uma informação. O fato jornalístico é tratado com isenção e responsabilidade, respeitando a intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas.

Temos o cuidado em preservar quaisquer elementos que possam identificar vítimas de abusos sexuais, muitas vezes resguardando o direito de imagem, mesmo com autorização expressa para divulgá-la.

A transparência é um dos princípios norteadores do SJCC. Os compromissos assumidos com as fontes de informação, inclusive o resguardo do sigilo quando necessário, são valores presentes na prática jornalística de todos que fazem o sistema.

Não temos compromisso com o erro. Informações inexatas ou falsas que venham a ser eventualmente divulgadas são corrigidas o mais rápido possível, explicitando o erro cometido, bem como a data de sua publicação.

Praticamos o respeito à diversidade ética, religiosa e de gênero. Internamente, buscamos desenvolver pessoas, administrar os conflitos respeitando as diferenças e trabalhar em equipe.

Quem financia

O SJCC é parte do Grupo JCPM, presidido pelo empresário João Carlos Paes Mendonça, empreendedor sergipano radicado em Pernambuco. João Carlos Paes Mendonça é o acionista controlador do SJCC. Como empresário, tornou-se conhecido nacionalmente ao criar a rede de supermercados Bompreço, que teve seu controle acionário vendido em 2000.

A holding JCPM tem controle ou participação acionária em vários empreendimentos na área de shoppings centers, entre eles o Shopping Villa Lobos, em São Paulo; RioMar Recife, Shopping Center Recife, Shopping Guararapes, Plaza Shopping e Shopping Tacaruna, em Pernambuco; Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na Bahia; RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, no Ceará; RioMar Aracaju e Shopping Jardins, em Sergipe.

Também se destaca na área de empreendimentos imobiliários, com o JCPM Trade Center, RioMar Trade Center 3, Guadalupe Brasil, LeParc Boa Viagem, em Pernambuco; Downtown Salvador Shopping, na Bahia; Empresarial RioMar Kennedy e RioMar Trade Center Fortaleza, no Ceará.

Compromisso socioambiental

A responsabilidade socioambiental é um dos pilares do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e do Grupo JCPM. O Grupo mantém, através da Fundação Pedro Paes Mendonça e do Instituto João Carlos Paes Mendonça, importantes iniciativas sociais. Na Serra do Machado, povoado de Ribeirópolis, no interior de Sergipe, oferece à população, através da FPPM, educação integral, saúde, moradia, estímulo à geração de renda, atividades culturais e acolhimento aos idosos.

Nas capitais onde tem empreendimentos, capacita e eleva o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos, por meio das atividades do Instituto JCPM de Compromisso Social.

O Grupo tem como prioridade desenvolver e operar empreendimentos sustentáveis, construídos com tecnologias capazes de demandar menos recursos naturais, e que se integram ao meio ambiente onde são implantados.

Fale conosco

A redação do Jornal do Commercio está localizada na Rua da Fundição, nº 257, em Santo Amaro, Recife, Pernambuco.

Projeto Credibilidade

Desde maio de 2019, o Jornal do Commercio passou a fazer parte do Projeto Credibilidade, versão brasileira do The Trust Project, consórcio global de veículos de mídia que busca desenvolver ferramentas e estabelecer indicadores de qualidade no jornalismo digital.

Um dos indicadores de credibilidade adotados pelo JC esclarece ao leitor que tipo de conteúdo ele está consumindo. A identificação ajuda a diferenciar os diferentes conteúdos de cada notícia veiculada. Conheça os conteúdos identificados pelo Jornal do Commercio.

  • NOTÍCIA

    É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

  • ARTIGO

    Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

  • ANÁLISE

    É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

  • EDITORIAL

    Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

  • INVESTIGATIVA

    Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

  • PATROCINADA

    É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

  • CHECAGEM DE FATOS

    Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

  • CONTEXTO

    É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

  • ESPECIAL

    Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

  • ENTREVISTA

    Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas.